CuriosidadeCiênciasO que é a fome?

O que é a fome?

Img Mobile - O que é a fome?

A fome é uma sensação do corpo humano, resultado da ausência de alimentos por longos períodos, o que leva a uma baixa do nível de energia do organismo para realizar seus processos vitais. A fome acontece quando uma pessoa fica muito tempo carente de alimentos e de calorias (energia).

Existe a fome global, ou fome energética e calórica, que é entendida como a incapacidade do organismo de absorver as calorias dos alimentos. Nesse caso, a falta prolongada de proteínas, minerais e vitaminas dos alimentos provoca distúrbios e lesões no organismo. A segunda fome é a fome parcial ou específica, quando falta algum nutriente específico no corpo humano.

A fome é causada por uma série de fatores. Entre eles, está o hormônio grelina, que é produzido no estômago quando o órgão está encontra vazio. É esse hormônio que manda o sinal de fome para o cérebro, responsável pelo controle do apetite.

Quando sentimos fome, o corpo recebe um aviso. Por isso, nosso estômago começa a roncar e nos sentimos fracos.

Depois que comemos, as taxas de insulina voltam ao normal e temos mais energia. Já quando não comemos, o hormônio produzido pelo pâncreas fica baixo e o corpo avisa que é hora de comer. Nós sentimos fome por que precisamos de nutrientes e calorias para sobreviver e para que o corpo possa funcionar plenamente.



+ Sobre essa Curiosidade: Fome