CuriosidadeCiênciasO que é a metamatéria?

O que é a metamatéria?

Img Mobile - O que é a metamatéria?

A metamatéria é um tipo de material produzido artificialmente. Esse produto tem propriedades físicas não encontradas na natureza.

A palavra metamatéria vem do grego, onde meta significa “além de”, ou seja, metamatéria significa além da matéria. Esse tipo de material foi descoberto pela comunidade científica a partir da avaliação de propriedades físicas que não eram possíveis na natureza.

A metamatéria foi estudada pela primeira vez num ensaio do físico soviético Victor Veselago, em 1967. Os metamateriais apresentam índice de refração negativo e efeito Doppler invertido.

Em 2006, pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte, e do Imperial College, de Londres, realizaram experimentos com metamateriais, que provaram que é possível sintetizar materiais com índices de refração negativos.

Várias agências governamentais do mundo têm investido em pesquisas de metamateriais para o desenvolvimento de novas tecnologias. O objetivo desses estudos é criar materiais que possam ter uma cobertura metamaterial capaz de se tornar invisível.

O desenvolvimento de cristais metamateriais também poderiam permitir a manipulação dos índices de refração em escalas nanométricas para criar chips para trabalhar com luz ao invés de eletricidade. Esses chips tornariam viáveis o aumento de desempenho e velocidade de processamento, resultando na criação de super computadores.



+ Sobre essa Curiosidade: Átomo Matéria

O site dos curiosos.

Veja também

  • As misteriosas cavernas chinesas e a estátua dourada encontrada no Panamá
  • Usar notebook no colo faz mal?
  • Nevada, nos Estados Unidos, é o primeiro estado a autorizar carros sem motoristas
  • Você tem depressão?
  • Médico legista comprova caso de morte por combustão espontânea
  • Censura Militar e os Casos UFOS
  • Conheça a fake news sobre o misterioso gigante japonês de 1890
  • Vírus Camaleão, Gripe de computador que imita a humana

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.