CuriosidadeCotidianoO que é Textofrenia?

O que é Textofrenia?

Img Mobile - O que é Textofrenia?

Conceito



A textofrenia, também conhecida como “telefonite”, é um sentimento de angústia e confusão devido à crença de que seu telefone celular está constantemente recebendo mensagens e notificações, sem que esse seja realmente o caso. A tensão da textofrenia advém do fato de não poder enviar nem receber mensagens, ou então quando se envia uma mensagem e não se recebe uma resposta imediata.


Ciberdependência



A textofrenia pode ser considerada como um sintoma de ciberdependência. Essa adição ocorre quando a pessoa fica desesperada e olha para o celular a cada segundo, se angustiando com o fato de uma mensagem não ter sido enviada e ainda outros sentimentos de tensão e confusão relacionados ao uso do celular. Tome muito cuidado com esses alertas, ficando de olho no seu comportamento, pois você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem com esse vício.

A ciberdependência é uma condição que pode ser observada tanto em crianças quanto jovens e adultos, uma vez que a tecnologia é um aspecto cada vez mais presente em nossas vidas, inclusive desde a infância. A textofrenia pode levar a consequências mais graves, como aumentar os níveis de estresse, insônia e ansiedade. Nos casos mais avançados, pode até mesmo contribuir para um quadro de depressão, devido ao intenso sentimento de que a pessoa está sendo ignorada ou rechaçada pelos outros.


saiba o que é Textofrenia

Como resolver o problema?



Há várias formas de se amenizar e até resolver o problema da textofrenia e da ciberdependência. É muito importante conversar e interagir em tempo real com outras pessoas, deixando a interação virtual um pouco de lado. Outra dica importante é desligar o telefone antes de dormir, para ter uma noite de sono sem a interferência da tecnologia insônica. Ademais, tome cuidado e evite prestar mais atenção ao seu celular do que a uma pessoa com a qual se está interagindo na vida real. Além de ser rude, também agrava o quadro da textofrenia.

No combate a essa condição, é importante ter algumas prioridades claras. Estabeleça limites para o tempo de uso diário de seu dispositivo móvel, delimitando esse tempo para o ideal, em que você nem perca muito tempo no celular nem fique por fora do que está acontecendo no ambiente virtual. O equilíbrio é essencial. Também evite mandar mensagens de texto enquanto está conversando com uma pessoa cara a cara. Nesse caso, deve-se priorizar a interação face a face, e não Facebook a Facebook.

Além do mais, evite escrever mensagens de texto enquanto estiver caminhando ou dirigindo um carro. Aqui entra um componente de segurança. Uma das maiores distrações e causas de acidentes de trânsito no mundo todo é o celular. Tome cuidado, não entre para as estatísticas. Caso seja de suma importância enviar uma mensagem enquanto dirige, priorize os recursos de mensagem de voz, gravando o recado sem ter que tirar os olhos do caminho.

A revolução que a tecnologia e a internet trouxeram para a nossa vida mudou a forma de nos relacionarmos permanentemente. Ainda mais depois do advento do smartphone, esse processo se intensificou ainda mais, de modo que as pessoas estão priorizando mais o ambiente virtual e protegido de seus celulares do que as pessoas de carne e osso que estão bem ao seus lados.


Veja também:

Como monitorar o celular das crianças?

Você tem depressão?



+ Sobre essa Curiosidade: Rede Social Instagram Facebook Fobia