CuriosidadeCiênciasO ser humano é o único animal capaz de sorrir!

O ser humano é o único animal capaz de sorrir!

Img Mobile - O ser humano é o único animal capaz de sorrir!

O ser humano é realmente o único animal capaz de sorrir e demonstrar contentamento e felicidade. A explicação para este fato é que o homem é o único ser que entende o estado de humor e tem mecanismos biológicos para conseguir sorrir.

Muitos filósofos, como Aristóteles, por exemplo, debateram essa questão. Muitos chegaram à conclusão de que o riso do homem é seu principal motivo de perdição e falta de raciocínio.

A alegria e o entusiasmo demonstrado pelo ser humano fica evidente em sua fisionomia facial. Este estado de humor é contagiante e pode definir até a saúde de uma pessoa.

Para o filósofo Aristóteles não havia dúvidas de que o homem era o único ser vivo capaz de demonstrar alegria por meio do sorriso. Já para os cientistas, o homem é o único animal que sorri por causa de suas células cerebrais, chamadas de células fusiformes. Estas células são responsáveis pelo comportamento social humano e também pela interação que existe entre pensamentos e sentimentos.

Neste contexto, o humor aparece como um estado de ânimo que desperta bem-estar psicológico e emocional. Falando nisso, a palavra humor surgiu com os antigos Gregos para representar um fluido corporal responsável pela saúde física e psicológica do homem.

Segundo Sigmund Freud, o humor seria uma forma de provocar alívio e, consequentemente, o riso, quebrando totalmente qualquer forma de tensão, censura e proibição.



+ Sobre essa Curiosidade: Ser Humano Sorriso Felicidade

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Pesquisa mostra que tomar aspirina reduz risco de câncer
  • Cidade americana rejeita painéis solares com medo deles sugarem toda energia do sol
  • Médico legista comprova caso de morte por combustão espontânea
  • A Conquista do Espaço
  • Quais os celulares mais vendidos da história?
  • 7 futuros possíveis da robótica
  • Humor negro pode ser um sinal de maior inteligência, diz estudo
  • Viagens no Tempo e Paradoxos Temporais

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.