CuriosidadeCiênciasO Suor: Uma atividade controlada pela membrana

O Suor: Uma atividade controlada pela membrana

Img Mobile - O Suor: Uma atividade controlada pela membrana

Você já parou para pensar o por quê suamos?

Você até poderia responder que é a maneira que o nosso organismo encontra para reduzir o calor corpóreo e nisso você está certo. Mas, você sabe como isso acontece?

Pois bem, a membrana plasmática é fundamental nessa história!

Todos sabemos que uma das características das células vivas é sua capacidade de controlar o que entra e sai do seu interior e isso é feito através da membrana celular, ou seja, é a característica e composição da membrana que permite esse fenômeno.

Quando uma pessoa realiza atividades normais, a membrana de suas cnão permite que muita água entre ou saia. Porém, quando realizamos exercícios físicos, poros especiais formados por proteínas da membrana celular conhecidas como aquaporinas, abrem-se, assim como outros canais que possibilitam a passagem de íons (como sódio, potássio etc.), que participam na formação do suor.

Com essas aberturas, água e íons atravessam as células até atingir o ducto das glândulas sudoríparas, chegando à superfície da pele (ver esquema), possibilitando assim, a excreção do suor.

As membranas são estruturas dinâmicas que realizam papéis fisiológicos permitindo a interação entre as células e, com moléculas do ambiente, regulando o tráfego iônico e molecular dentro e fora da célula, conhecido como permeabilidade seletiva. Essa permeabilidade é uma importante característica da vida.

As pessoas que vivem em regiões quentes, adquirem um maior número de glândulas sudoríparas do que as que vivem em regiões frias. Tente pensar sobre este fato e, através das informações aqui contidas comente com os seus colegas como isso ocorre.



+ Sobre essa Curiosidade: Calor Aquaporinas O permeabilidade seletiva

O site dos curiosos.

Veja também

  • Imagens da NASA captura OVNI sugando energia solar
  • Comer nos Deixa Inteligente
  • Top 10 gírias de adolescentes no Brasil em 2013
  • Nanofios garantem eficiência para célula de combustível solar
  • A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia
  • O que é cleptofobia?
  • 65 anos e grávida de quadrigêmeos
  • O que é auto tune?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.