CuriosidadeCiênciasOs Efeitos de uma Explosão Nuclear

Os Efeitos de uma Explosão Nuclear

Img Mobile - Os Efeitos de uma Explosão Nuclear

Os efeitos de uma explosão nuclear dependem diretamente da capacidade de destruição da bomba utilizada. Em Hiroshima, por exemplo, a explosão ocorrida em 1945 usou uma bomba nuclear que tinha cerca de 15 quilotons, ou 15 mil toneladas de dinamite.

Já as bombas de hidrogênio modernas podem chegar a uma potência de aproximadamente 50 megatons, ou 50 milhões de toneladas de dinamite, e causam estragos ainda mais devastadores. Durante uma explosão nuclear, a destruição acontece de forma generalizada.

Na chamada região de Blast, zona de maior destruição da bomba, no hipocentro da explosão, o primeiro efeito é o surgimento de uma bola de fogo. Nessa área, todas as pessoas e animais morrem imediatamente por causa do calor e da radiação.

Bomba Atômica
Bomba Atômica

Outro efeito imediato é a geração da radiação térmica, que provoca queimaduras e incêndios, levando os sobreviventes da explosão à morte por carbonização. Depois da explosão nuclear, a região afetada fica sob o efeito da radiação por muitos anos, e as pessoas que têm contato com essa radiação podem desenvolver câncer e sofrer mutações genéticas, passando o problema para as futuras gerações e levando a deformações.

Bomba de Hidrogênio
Bomba de Hidrogênio

Saiba mais:
Bomba Atômica e Bomba de Hidrogênio

Outro efeito da explosão nuclear é a radiação residual, que são as cinzas nucleares que se espalham pela atmosfera. De uma forma geral, as explosões nucleares resultam em temperaturas altíssimas e danos extremos à natureza e à vida humana. Uma explosão nuclear em grande escala poderia, inclusive, significar o fim da vida na Terra.



O site dos curiosos.

Veja também

  • Erupção do Vesúvio
  • Cobra Engole Homem
  • Pirâmides do Egito - Maravilha do Mundo
  • A Polêmica do Décimo Terceiro Signo
  • Bruxas de Salem
  • Por que os Vombates defecam cubos?
  • Médicos japoneses realizam o primeiro transplante de pulmão vivo do mundo
  • Curiosidades Curiosas 3

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.