CuriosidadeAnimaisPeixe fica gripado?

Peixe fica gripado?

Img Mobile - Peixe fica gripado?

A resposta é não. A gripe é uma doença de caráter infeccioso que afeta somente aves e mamíferos, é provocada pelo vírus influenza e age, sobretudo, no sistema respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos).

Apesar de afetar tanto aves quanto mamíferos, existem tipos diferentes de gripe para cada espécie, isso significa que uma gripe que atinge um grupo de galinhas, dificilmente irá atingir um ser humano. Quando isso ocorre é devido a uma mutação e os casos são observados com muita cautela.

Normalmente, a transmissão ocorre a partir de mamíferos infectados que lançam o vírus no ar através de tosses e espirros, mas pode-se contrair a gripe por meio do contato com fluidos corporais (saliva e secreções nasais) e superfícies contaminadas. As aves, por sua vez, podem transmitir por meio das fezes.

Por se espalhar muito rapidamente alguns tipos de gripe são muito perigosos, pois caracterizam pandemia, atingindo todo o planeta em poucos dias ou até mesmo horas. Já ocorreram três pandemias graves no mundo até hoje, todas elas causadas pelo surgimento de uma variedade desconhecida do vírus em humanos.

Recentemente, a gripe aviária (H1N1) manifestou-se como forte candidata a uma pandemia, por isso, diversas políticas públicas foram acionadas em prol de maior controle e prevenção da doença.



+ Sobre essa Curiosidade: Gripe Doença Peixe
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 5 coisas que as mulheres escondem de seus maridos
  • Por que os insetos são atraídos pelas lâmpadas?
  • Prender pum faz mal?
  • Qual o peixe mais caro do mundo?
  • A misteriosa Gouden Vliegtuigjes
  • Curiosidades sobre a terra e o universo
  • Curiosidades sobre a China
  • Conheça os 5 relógios mais caros do mundo

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.