Por que fósseis vivos?

Por que fósseis vivos?
Por Juliana Miranda

Os chamados animais fósseis vivos são aqueles que têm como ancestrais espécies de mais de 500 milhões de anos. Os animais que representam o início da escala evolutiva dos fósseis vivos já foram encontrados em registos fósseis.

O fóssil vivo é um animal evoluído geneticamente, mas que apresenta um aspecto rústico. Estes animais nos remetem à paisagem pré-histórica do planeta Terra. Como exemplos de animais desse tipo, podemos citar os ornitorrincos e as tartarugas.

Vamos conhecer agora algumas espécies de animais fósseis vivos:

1. Tartarugas – As tartarugas já existem há 220 milhões, desde o período Triássico. Elas fazem parte dos grupos de répteis mais antigos do planeta.
Tartaruga

2. Triops – Estes animais são parecidos com caranguejos-ferradura bem pequenos. Eles são semelhantes a um fóssil vivo que enfeita aquários. Os triops são originários do período Triássico, há cerca de 220 milhões de anos.
Tartaruga

3. Tuatara – As tuataras são fósseis vivos pré-históricos, que têm cerca de 200 milhões de anos. As tuataras são parecidas com lagartos.
Tuatara

4. Tubarões-de-Port-Jackson - Os tubarões-de-Port-Jackson são animais do período Jurássico, que têm cerca de 175 milhões de anos.
Tubarao-de-Port-Jackson

5. Ornitorrinco – Os ornitorrincos têm características primitivas. São animais pré-históricos de cerca de 110 milhões de anos.
Ornitorrinco