CuriosidadeCiênciasPesquisa mostra que crianças copiam os hábitos alimentares de seus pais

Pesquisa mostra que crianças copiam os hábitos alimentares de seus pais

Img Mobile - Pesquisa mostra que crianças copiam os hábitos alimentares de seus pais

Um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Santa Barbara, nos Estados Unidos, apontou que as crianças copiam os hábitos alimentares de seus pais. Isso significa que, caso seus filhos não comam frutas e legumes, eles possam estar simplesmente seguindo o seu exemplo.

O que a pesquisa revelou é que as crianças assistem seus pais escolherem seus alimentos diariamente, o que faz com que elas compreendam profundamente como os adultos reagem ao serem apresentados a determinados alimentos no cotidiano. Quando uma criança não gosta de alimentos saudáveis, por exemplo, isso pode ser reflexo das más escolhas alimentares feitas por seus pais.

Sendo assim, saiba de uma coisa: se o seu filho é exigente e seletivo com a alimentação, ele só está copiando o seu comportamento!


Má alimentação? Os pais são sempre os culpados



Se você se desespera com os hábitos alimentares de seus filhos, faça uma reflexão: como é a sua alimentação? A pesquisa realizada nos Estados Unidos declara de forma contundente que os culpados pela má alimentação das crianças são sempre os pais.

Os pequenos formulam suas opiniões sobre os alimentos observando o modo de agir dos adultos. Segundo os psicólogos da UC Santa Barbara, para conseguir que as crianças comam brócolis, tomate, alface e outros alimentos saudáveis, os pais devem dar o exemplo.

De acordo com o estudo, comer é uma atividade social e que influencia as pessoas. Para o autor principal da pesquisa, Dr. Zoe Liberman, professor assistente da disciplina de ciências do cérebro, o importante não é apenas o que você está comendo, mas também com quem você está comendo, já que as pessoas ao redor da mesa influenciam as escolhas alimentares de cada indivíduo.


O bom exemplo precisa começar cedo



Embora os bebês possam parecer felizes colocando qualquer coisa na boca, a pesquisa apontou que as crianças nessa fase tendem a comer mais quando outras pessoas também estão comendo. Isso significa que, desde muito cedo, as crianças são socialmente influenciadas no campo da alimentação.

Fazer as refeições em família garante que as crianças criem memórias felizes sobre os alimentos que são consumidos de forma positiva em casa. Isso faz com que elas tenham uma experiência divertida, que será capaz de influenciar seus hábitos alimentares para toda a vida.

Essas pequenas experiências familiares ajudam a formular o paladar dos pequenos. De acordo com o Dr. Liberman, a conclusão da pesquisa, depois de estudar 32 crianças, é que o aprendizado sobre a comida e o desenvolvimento das preferências alimentares são experiências fundamentalmente sociais.

Essa descoberta deve ajudar os pais a trabalharem de forma mais assertiva para promover uma alimentação saudável para seus filhos dentro e fora de casa.

Via Dailymail.



+ Sobre essa Curiosidade: Comida Culinária Alimentação
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Qual a comida mais famosa do mundo?

    De acordo com a empresa de assessoria Globescan, responsável pelo levantamento encomendado pela Oxfam, as massas são o alimento preferido da maior parte da ...
    Leram 24175 Vezes

  • Alimentação para combater o mau humor

    Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com...
    Leram 49007 Vezes

  • Poluentes na Comida do Dia a Dia

    Um estudo promovido em parceria entre o Greenpeace e a Universidade de Lancaster da Inglaterra revelou um novo método de medir os focos mundiais de poluiçã...
    Leram 13431 Vezes

  • Curiosidades sobre comida

    A Coca-Cola era originalmente verde, e a Islândia é o país com o maior consumo per capita do mundo. As maçãs são mais eficientes do que o café para mante...
    Leram 48956 Vezes

  • Mitos sobre alimentação

    São os muitos os mitos a serem desvendados sobre a alimentação. Em primeiro lugar, precisamos saber que o principal inimigo da saúde não é o açúcar, muito m...
    Leram 37525 Vezes

  • A fruta comida por Adão e Eva

    Em nenhum lugar da Bíblia diz que o fruto comido por Adão e Eva no Jardim do Éden é uma maçã. O fruto é chamado o "fruto da árvore" (isto é, a Árvore do Con...
    Leram 59082 Vezes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Jet Fighter: conheça a nova tecnologia testada por militares americanos
  • Malware criado por empresa chinesa infectou 10 milhões de dispositivos Android
  • Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer
  • Supercondutores
  • Homem gasta US$ 200 mil em cirurgias plásticas para ficar parecido com Jesus
  • Última teoria diz que OVNI de Roswell era um avião russo
  • Os prédios convencionais suportam qual velocidade máxima de vento?
  • A História das Loterias

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.