CuriosidadeCiênciasPesquisa mostra que sabor, e não aparência, leva corais a comerem plástico

Pesquisa mostra que sabor, e não aparência, leva corais a comerem plástico

Img Mobile - Pesquisa mostra que sabor, e não aparência, leva corais a comerem plástico

Pesquisadores da Universidade Duke descobriram que os corais ingerem os plásticos que poluem os oceanos por que gostam de tal prática, e não por que confundem o plástico com uma fonte de alimento natural.

Há tempos, os cientistas já sabem que diversos animais marinhos comem por engano os detritos de plástico presentes nos mares. Mas agora, um novo estudo sugere que há uma razão adicional para esse comportamento potencialmente nocivo: para algumas espécies, o plástico é simplesmente bom.

Os aditivos químicos do plástico podem estar atuando como um estimulante de alimentação. Os cientistas da Duke University acreditam que a ingestão de plástico por corais não ocorre por uma semelhança com alimentos e presas tradicionais, mas sim por que o material pode ser simplesmente saboroso para os indivíduos da espécie.

Segundo o estudo, "os corais analisados nos experimentos comeram todos os tipos de plásticos, mas preferiram os microplásticos. Isso sugere que o próprio plástico pode conter algo que o torne saboroso".

Coral comendo plastico
Crédito: Alex Seymour, Duke Univeristy

"Quando o plástico vem da fábrica, ele tem centenas de aditivos químicos. Qualquer um desses produtos químicos ou uma combinação deles poderia estar agindo como um estimulante que torna o plástico atraente para os corais", disse Alexander C. Seymour.

Outras pesquisas serão necessárias para identificar os aditivos específicos que tornam o plástico tão saboroso para os corais e determinar se os mesmos produtos químicos atuam como estimulantes de alimentação para outras espécies marinhas.

Os microplásticos, pequenos pedaços de plástico com menos de 5 milímetros de diâmetro, começaram a se acumular nos oceanos há quatro décadas e agora são onipresentes no meio marinho. Eles representam uma grande ameaça para diversas espécies de aves, tartarugas, peixes, mamíferos marinhos e invertebrados.

Como o plástico é indigesto, ele pode levar a bloqueios intestinais, criar uma falsa sensação de saciedade ou reduzir as reservas de energia nos animais que o consomem.


Leia também:
Coral e Algas Marinhas vs Árvores. Quem produz mais oxigênio?


Os efeitos biológicos da maioria dos compostos presentes nos plásticos ainda são desconhecidos, mas algumas substâncias podem afetar até mesmo a reprodução das espécies. A pesquisa em questão foi realizada com corais coletados de águas na costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas incentivem os cientistas a explorar o papel que o sabor desempenha na escolha dos alimentos dos animais marinhos e as razões que os levam a ingerir os microplásticos.

Assista aos Corais comendo plástico:


"Em última análise, a esperança é que, se pudermos fabricar plástico, de maneira que, de forma involuntária, seja bom para esses animais, também pode ser possível fabricá-lo para que seja intencionalmente saboroso", disse Seymour. "Isso poderia ajudar significativamente a reduzir a ameaça que esses microplásticos representam hoje para as espécies marinhas".


Fonte: Science Daily.



+ Sobre essa Curiosidade: Plástico Oceano Corais
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • De onde vêm os nomes dos oceanos?

    Você, certamente, conhece os principais oceanos do planeta Terra. Mas já parou para pensar sobre a origem dos nomes de tais oceanos? Quem teria batizado, po...
    Leram 45326 Vezes

  • Como é Produzido o Plástico Biodegradável?

    O plástico biodegradável tem sido uma das soluções utilizadas pela indústria para tentar minimizar os prejuízos ao meio ambiente. Diferentemente do plástico...
    Leram 21769 Vezes

  • Diferenças entre Mar e Oceano...

    Você sabe qual é a diferença entre Mares e Oceanos? Os mares... Os mares são diferentes dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. São considerados...
    Leram 102122 Vezes

  • Oceano de Marte cobria 36% do planeta

    Uma sonda que orbita Marte descobriu compilando dados da Nasa e da Agência Espacial Europeia que o planeta tinha um oceano que cobria 36% de sua superfície....
    Leram 21427 Vezes

  • Isto é um OVNI no fundo do oceano?

    Caçadores suecos de tesouros no oceano teriam encontrado algo extraordinário: Um disco voador afundado a 60 pés de profundidade no mar. O líder da equip...
    Leram 33543 Vezes

  • Do que é feito o plástico?

    Você sabe como é feito o plástico? A principal matéria-prima deste produto é o petróleo, combustível natural não renovável, bastante empregado pelo homem em...
    Leram 56772 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Grandes Civilizações
  • Empresa quer misturar maconha ao café
  • Ernest Rutherford - O Desbravador do Átomo
  • Fadas: A Origem da Lenda
  • O que é o drapejamento?
  • O Chocolate em perigo de extinção?
  • Quais animais cometem suicídio?
  • Dicas para financiar um carro 0km

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.