CuriosidadeCiênciasPesquisa mostra que sabor, e não aparência, leva corais a comerem plástico

Pesquisa mostra que sabor, e não aparência, leva corais a comerem plástico

Img Mobile - Pesquisa mostra que sabor, e não aparência, leva corais a comerem plástico

Pesquisadores da Universidade Duke descobriram que os corais ingerem os plásticos que poluem os oceanos por que gostam de tal prática, e não por que confundem o plástico com uma fonte de alimento natural.

Há tempos, os cientistas já sabem que diversos animais marinhos comem por engano os detritos de plástico presentes nos mares. Mas agora, um novo estudo sugere que há uma razão adicional para esse comportamento potencialmente nocivo: para algumas espécies, o plástico é simplesmente bom.

Os aditivos químicos do plástico podem estar atuando como um estimulante de alimentação. Os cientistas da Duke University acreditam que a ingestão de plástico por corais não ocorre por uma semelhança com alimentos e presas tradicionais, mas sim por que o material pode ser simplesmente saboroso para os indivíduos da espécie.

Segundo o estudo, "os corais analisados nos experimentos comeram todos os tipos de plásticos, mas preferiram os microplásticos. Isso sugere que o próprio plástico pode conter algo que o torne saboroso".

Coral comendo plastico
Crédito: Alex Seymour, Duke Univeristy

"Quando o plástico vem da fábrica, ele tem centenas de aditivos químicos. Qualquer um desses produtos químicos ou uma combinação deles poderia estar agindo como um estimulante que torna o plástico atraente para os corais", disse Alexander C. Seymour.

Outras pesquisas serão necessárias para identificar os aditivos específicos que tornam o plástico tão saboroso para os corais e determinar se os mesmos produtos químicos atuam como estimulantes de alimentação para outras espécies marinhas.

Os microplásticos, pequenos pedaços de plástico com menos de 5 milímetros de diâmetro, começaram a se acumular nos oceanos há quatro décadas e agora são onipresentes no meio marinho. Eles representam uma grande ameaça para diversas espécies de aves, tartarugas, peixes, mamíferos marinhos e invertebrados.

Como o plástico é indigesto, ele pode levar a bloqueios intestinais, criar uma falsa sensação de saciedade ou reduzir as reservas de energia nos animais que o consomem.


Leia também:
Coral e Algas Marinhas vs Árvores. Quem produz mais oxigênio?


Os efeitos biológicos da maioria dos compostos presentes nos plásticos ainda são desconhecidos, mas algumas substâncias podem afetar até mesmo a reprodução das espécies. A pesquisa em questão foi realizada com corais coletados de águas na costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas incentivem os cientistas a explorar o papel que o sabor desempenha na escolha dos alimentos dos animais marinhos e as razões que os levam a ingerir os microplásticos.

Assista aos Corais comendo plástico:


"Em última análise, a esperança é que, se pudermos fabricar plástico, de maneira que, de forma involuntária, seja bom para esses animais, também pode ser possível fabricá-lo para que seja intencionalmente saboroso", disse Seymour. "Isso poderia ajudar significativamente a reduzir a ameaça que esses microplásticos representam hoje para as espécies marinhas".


Fonte: Science Daily.



+ Sobre essa Curiosidade: Plástico Oceano Corais
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 6000 pássaros são incinerados todos os anos em Las Vegas
  • Efeito da morte celular em nossas mãos e pés
  • O incrível besouro jóia
  • Mitos e verdades sobre anestesia
  • Principais Invenções Eletrônicas do Século XX
  • 40 Fotos de Pais e Filhos idênticos na infância
  • Existe algum lugar que ninguem chegou no planeta terra?
  • Curiosidades sobre a Estrela de Belém

Você Sabia?

O orgasmo dos porcos dura cerca de 30 minutos.