Ciências

Pessoas de boa aparência possuem mais amigos no trabalho

Pesquisa mostra que pessoas bonitas têm mais avaliações de desempenho e promoções do que pessoas feias.

Um estudo internacional sugeriu que as pessoas de boa aparência têm mais facilidade para estabelecerem laços de amizade no ambiente de trabalho. É isso mesmo! As pessoas bonitas são aquelas que, segundo a pesquisa, contam com mais amigos no trabalho.

O estudo partiu do princípio de que alguns funcionários se destacam mais que outros no ambiente corporativo e tentou encontrar respostas para explicar esse fato. Para analisar esta questão, foram realizados testes num modelo posicionado que buscava entender a personalidade dos empregados, sua aparência e suas emoções.

Dois estudos que usaram múltiplas fontes de dados revelaram que os funcionários desagradáveis ​​e fisicamente pouco atraentes receberam uma avaliação negativa de seus colegas. A pesquisa indicou ainda que a beleza é uma característica socialmente valorizada, servindo como um sinal de status social.

Assim, pessoas fisicamente atraentes são julgadas pelos outros como mais amigáveis, mais agradáveis e socialmente mais atraentes do que as pessoas feias.

PUBLICIDADE

No ambiente de trabalho, o estudo comprovou que os indivíduos fisicamente atraentes também são tratados melhor, recebendo mais atenção social, um comportamento mais pró-social e um comportamento menos hostil. Esses benefícios foram encontrados igualmente para homens e mulheres.

A conclusão do estudo é que os benefícios da atratividade se estendem para o ambiente de trabalho, fazendo com que funcionários bonitos recebam mais avaliações de desempenho e promoções.

Fonte: Tandfonline.