Ciências

Pessoas religiosas são mais boazinhas?

Um estudo realizado por três universidades mostrou que a religião não torna as pessoas mais caridosas.

Uma pesquisa procurou saber se as pessoas religiosas são realmente mais generosas e boas. O resultado do estudo foi surpreendente e mostrou que, ao contrário do que a maior parte da população imagina, a religião não transforma os seres humanos em pessoas melhores e mais caridosas.

De acordo com a pesquisa, os religiosos fazem tantas boas ações quanto qualquer outra pessoa, fato que demonstrou que a religião não está associada à bondade. O estudo foi realizado com 1,2 mil adultos, de diferentes religiões. Eles foram estimulados durante três dias a relatar todas as ações boas e ruins que haviam praticado. Neste contexto, a religião e a visão política não fizeram diferença.

Os religiosos se diziam mais culpados quando cometiam algum erro e mais orgulhosos quando faziam o bem, mas essa condição não fazia com que eles praticassem mais boas ações do que as outras pessoas entrevistadas.

Sendo assim, o senso comum de que pessoas religiosas são mais “boazinhas” não é verdadeiro, e a moral elevada dos religiosos é na verdade um mito. O estudo foi publicado na Science Magazine e foi realizado pelos pesquisadores Wilhelm Hofmann, do departamento de psicologia da Universidade de Colônia, da Alemanha; Mark J. Brandt, do departamento de psicologia social da Universidade de Tilburg, da Holanda; e Linda J. Skitka e Daniel C. Wisneski, do departamento de psicologia da Universidade de Illinois, dos Estados Unidos.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor