Por que joias de prata escurecem?

Por que joias de prata escurecem?
Por Bruna Bozano

Descobrir isso muitas vezes é uma frustração enorme para quem realizou a compra de uma joia para presentear ou até para si mesmo.

A ideia de que a joia é um metal de qualidade e que deve durar para sempre faz com que muita gente fique absurdamente decepcionada ao ver a corrente ou o escapulário de prata ficar completamente preto.

A pergunta é: Toda joia de prata escurece?

E a resposta, triste para alguns e aceitável para os menos dramáticos é: Sim, joias de prata escurecem.

Isso não tem nenhuma reclamação com a qualidade da peça e independentemente da marca ou do preço da sua joia de prata, é bem provável que uma hora ou outra ela esteja completamente empretecida.

Joias masculinas escurecem ainda mais rápido e todos os tipos de modelos sofrem oxidação (escurecimento), sejam anéis, pulseiras, brincos, correntes ou quaisquer outros.

Já que não tem como evitar o escurecimento, que tal saber pelo menos um pouco sobre o assunto?

Por que joias de prata escurecem?

Quando uma joia ou objeto de prata entra em contato com os gases presentes no ar, especialmente com o enxofre, é natural que forme-se sobre o metal, uma camada de sulfeto de prata, que é escuro e por isso, faz com que a prata fique opaca e termine por ficar completamente preta, se não for limpa antes da oxidação se tornar mais espessa.

Não é incomum que em cidades com maior índice de poluição, a prata escureça mais rapidamente que em lugares menos poluídos.

Ainda há outro fator que faz com que a prata escureça:

O suor é salgado e isso se deve aos sais minerais presentes no nosso corpo. O cloreto de sódio (sal), quando em contato com a prata, colabora com a formação de sulfeto de prata e por isso, quanto mais contato a joia tiver com o suor humano, mais rapidamente escurecerá.

Leia também: Como é cotado o preço do ouro?

Por que as joias de prata escurecem em algumas pessoas e em outras não?

Claro que existem vários fatores que influenciam na oxidação da prata, mas um deles também é a composição química do corpo de cada pessoa.

O ácido úrico, componente do suor, está mais presente em algumas pessoas do que em outras.

Quanto mais ácido úrico houver no corpo de quem está usando a joia, mais facilmente ela entrará em processo de oxidação (escurecimento).

Produtos químicos escurecem a prata

Assim como o ácido úrico e o enxofre, também há produtos químicos que causam uma reação na prata que faz com que ela fique escura. Um desses produtos é o cloro, que pode gerar danos irreversíveis à prata.

Como limpar prata?

A diferença entre as joias de prata e as bijuterias é que joias de prata podem durar para sempre se forem bem cuidadas.

Uma opção para que as joias fiquem sempre clarinhas e brilhosas, é dar um banho de ródio na joia.

O ródio é um metal nobre, da família da platina, e é mais resistente contra riscos do que a prata, além de não oxidar com tanta facilidade, porém, o banho de ródio não dura para sempre e é necessário refazê-lo, de tempos em tempos, caso queira manter a joia com esse brilho especial.

Em todo caso, é perfeitamente possível manter joias de prata limpas e brilhosas com alguns simples cuidados.
O flúor é um elemento químico presente na pasta de dente, que ajuda a clarear a prata e eliminar pequenos riscos. Pode ser aplicado com a mão, a seco, ou com uma escovinha de dentes.

Outra opção é utilizar a flanela mágica ou um limpa prata. Ambos produtos atacam a parte escura da peça, sem agredir a prata. São produtos não-abrasivos e por isso não causam dano ao metal quando a limpeza é realizada corretamente.

Agora que você já sabe de tudo, não precisa se aborrecer quando a prata escurecer. É normal e dá pra resolver, sem muito esforço.

Curiosidade sanada.