CuriosidadeCotidianoPor que o barulho alto irrita?

Por que o barulho alto irrita?

Img Mobile - Por que o barulho alto irrita?

Você é daquelas pessoas que se irritam facilmente quando escutam algum barulho alto? Ou você é mais tranquila, não se assusta nem se irrita com os sons que ouve por aí?

Enquanto o incomodo pelo excesso de ruído é reconhecidamente um importante fator de estresse, sua associação com a saúde mental tem sido pouco estudada. Há uma forte associação do incômodo do barulho alto à ansiedade e à depressão. Um estudo comprovou que pessoas que são expostas ao excesso de barulho, são duas vezes mais suscetíveis a terem depressão e ansiedade.

Acontece que, em muitos casos, um simples barulho que seja já causa uma irritação tremenda em algumas pessoas. Está certo que se irritar com barulhos altos e constantes é normal para todo ser humano, mas o que preocupa é que algumas pessoas são extremamente sensíveis e não conseguem suportar um som num nível normal, que todos escutam, a todo o momento.

O que pode estar em jogo nesses casos é a pessoa ter uma doença e não saber. Nesse caso, existem duas situações que podem causar irritação na pessoa: uma é a misofonia e a outra, hiperacusia ou fonofobia.

Vamos entender a diferença entre elas!




Misofonia



Misofonia é um distúrbio, que causa na pessoa intolerância a certos sons que ela escuta. A palavra misofonia vem do grego, que significa aversão ao som. Para as pessoas que sofrem com esse distúrbio, o grande problema não são os sons altos, mas sim, aqueles pequenos barulhinhos.

Se uma pessoa se irritar com a outra porque ela está mastigando, apertando o clique da caneta ou utilizando as teclas do teclado do computador, ela não está de TPM. Ela pode sofrer desse distúrbio. Que é sério e causa complicações nas pessoas que sofrem com ela.

Quando a pessoa misofônica presencia alguém fazendo alguma dessas atividades citadas acima, ela começa a sentir arritmia, falta de ar, ficar nervosa. E o problema não está relacionado à audição, que é perfeita, dessas pessoas.

O problema está relacionado com a reação que a pessoa terá ao ouvir esses sons. Existe uma alteração de ondas cerebrais com ondas mais rápidas, o que causa uma hipersensibilidade.

Além disso, a misofonia é um conjunto que associa um problema de atenção, onde a pessoa não consegue prestar atenção onde ela quer, mas sim, em alguma coisa que está dominando a sua atenção.

Assunto completo aqui: O que é misofonia?

Tampando os ouvidos com o dedo

E o que é hiperacusia ou fonofobia?



Imagine que sons rotineiros como um telefone tocando ou um latido de cachorro possam causar uma dor tremenda e um zumbido crônico, essa é a Hiperacusia, essa intolerância ao sons comuns que impedem que as pessoas vivam normalmente. Essa condição foi pouco estudada, e na maior parte dos casos foram causados por excesso de barulho, o que causou algum dano no nervo auditivo.

Esse distúrbio já é o contrário da misofonia. Na fonofobia, o que está em jogo é o quanto ela consegue ouvir. Também não tem nenhum problema de audição. O que varia é a intensidade necessária em que ela alcança o desconforto, ou seja, ela tenha reduzida a sua tolerância a sons muito altos.

Para as pessoas que sofrem de fonofobia, os sons que são costumeiros serem ouvidos, risadas, o som do aspirador, tudo isso pode causar irritação, além de frustração, fazendo com que a dor de cabeça, e as vertigens se agravem, ao contrário da Hiperacusia, a fonofobia é um transtorno psicológico, e não um dano ao nervo auditivo.

De qualquer forma, em ambos os casos, é indicado que a pessoa consulte um médico especialista, onde ele realizará exames e prescreverá o melhor tratamento para que essas pessoas possam ter uma vida normal.

Onde conviver com outras pessoas não se torne um martírio, nem que a felicidade possa ser algo tão ruim de se conquistar.


Veja também:
Barulho causa dor de cabeça?
Por que as pessoas gemem durante o sexo?



+ Sobre essa Curiosidade: Barulho Mau Humor Nervo
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Alimentação para combater o mau humor

    Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com...
    Leram 48228 Vezes

  • Motivo do barulho no estômago

    Muitas vezes nos deparamos com nosso estômago fazendo barulho. Mas você sabe por que isso acontece? Naturalmente o estômago já faz barulho. Isso é uma ca...
    Leram 19535 Vezes

  • Fantasmas ou Somente Barulho...

    Os ouvidos humanos não escutam os ruídos causados por infra-sons, ondas sonoras em freqüência extremamente baixa, porém os mesmos são percebidos por nosso o...
    Leram 24171 Vezes

  • Barulho causa dor de cabeça?

    A poluição sonora pode trazer diversos prejuízos à saúde humana. O barulho pode sim ser um desencadeador de dor de cabeça, principalmente quando as pessoas ...
    Leram 16474 Vezes

  • Mau humor: Certamente não é fome!

    Boa notícia para quem está de dieta: ao contrário do que todo mundo pensa, ficar com fome pode melhorar o humor. Foi o que descobriram pesquisadpores americ...
    Leram 14970 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Linhas de Nazca
  • Quais foram os piores presidentes do Brasil?
  • Você sabe como é destruída a camada de ozônio?
  • Uniformes Armani: Sofisticação dos uniformes em escola pública de Tóquio causa revolta nos pais
  • A dura rotina de uma abelha operária
  • Sabe o que é Wall Street...
  • A Origem da Sauna
  • Top 10: Os 10 monumentos culturais mais famosos do mundo

Você Sabia?

É impossível lamber seu próprio cotovelo.