Ciências

Por que quando olhamos as montanhas de longe elas são azuis?

É a partir de perguntas como essa que o pensamento científico ganha fôlego para avançar em suas pesquisas. É sempre através da observação dos fatos e de suas correlações que chegamos aos mais variados e surpreendentes resultados, pois as aparências podem nos enganar muito facilmente quando entramos em contato com a natureza.

O azul que envolve o pico de algumas montanhas quando as observamos à distância some misteriosamente quando nos aproximamos, revelando uma vegetação totalmente verde. Porque isso acontece?

É fácil. O azul das montanhas é causado pela dispersão da luz do Sol ao atingir as minúsculas partículas de água que compõem a névoa. Pode reparar, sempre em volta das montanhas existe uma fina névoa que se dissipa quando estamos muito perto, por isso não a enxergamos.

Esse fenômeno pode ser comparado ao que ocorre em cidades muito poluídas como São Paulo e Los Angeles. Ao olharmos para o topo de um prédio temos a sensação de que ele está envolto por uma massa cinzenta, mas isso nada mais é do que as partículas de sujeira que se uniram às partículas de água. Ao receber a incidência dos raios solares, somos iludidos da mesma forma que no caso das montanhas.
Por que quando olhamos as montanhas de longe elas são azuis?

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ciências