Ciências

Por que ‘tiktokers’ estão tomando ‘suco de alface’ cozido?

Você não leu errado, a internet chegou em outro patamar. As redes sociais são espaços virtuais poderosos, onde muitas coisas incríveis são documentadas a todo momento. No entanto, as redes sociais também podem ser um espaço para o compartilhamento de informações falsas. Acontece que na internet para fazer sucesso basta se tornar viral. Felizmente, a maior parte desses virais são inofensivos, ainda assim eventualmente alguma coisa se torna surpreendente.

Há algumas semanas, por exemplo, começou a pipocar no Tik Tok vídeos de jovens cozinhando alface e depois bebendo a água, como se fosse um “chá de alface”. Os vídeos viralizaram tão rapidamente que chegaram a romper a bolha da plataforma, sendo publicados também em outros canais.

De acordo com as primeiras pessoas a realizarem o experimento, supostamente aquele “chá” serviria para induzir o sono. Segundo estes usuários, a folha do alface supostamente seria capaz de liberar químicos na água que teriam um efeito de indução do sono no ser humano. No entanto, a ciência parece discordar disso.

ANÚNCIOS

O que diz a ciência?

Na prática, pouca coisa se sabe sobre o suposto efeito de indução de sono do alface. O pouco que se sabe, no entanto, rejeita essa teoria. Existe um estudo, publicado em 2017, que testou o efeito do alface em camundongos. No entanto, a conclusão daquele estudo não sugere, em momento algum, que o “chá de alface” pudesse induzir o sono em humanos. É possível que os primeiros a publicaram os vídeos possam ter sido influenciados por esse estudo – se esse foi o caso, eles não entenderam bem o mesmo.

Por outro lado, também é possível apenas que essa seja uma receita de sabedoria popular, medicina tradicional. Se for esse o caso, é possível que exista algum tipo de reação, mas as informações obtidas pela ciência não corroboram muito dessa teoria.

Voltando ao estudo, o artigo explica basicamente o funcionamento da pesquisa.  Os cientistas usaram o sedativo pentobarbital sódico para adormecer os camundongos, além de fornecer a eles extratos de folhas e sementes de alguns tipos de alface, para testar se os extratos melhoram o início e a duração do sono induzido por sedativos. Eles descobriram que os extratos das folhas e sementes da alface romana melhoraram o início do sono nos camundongos, bem como a duração do sono. Isso foi atribuído ao conteúdo de lactucina nas folhas e sementes em comparação com outras alfaces.

ANÚNCIOS

O estudo, no entanto, deixa bem claro que os camundongos foram sedados antes de receberem as folhas de alface. A lactucina supostamente ajudaria no processo, mas não seria responsável sozinho por induzir o sono nos roedores. Além disso, deve-se notar que as quantidades envolvidas no estudo não são o que os TikTokers parecem estar ingerindo. Os camundongos receberam doses de 80 mg / kg de extrato ou 160 mg / kg. Em uma pessoa média – pesando 62 quilogramas de acordo com um estudo de 2012 – isso é 4,96 ou 9,92 gramas de extrato que você teria que consumir para obter o mesmo efeito se você assumir que ele aumenta precisamente.

Os usuários da rede que fizeram o teste, também afirmaram que sentiram sonolência após a ingestão do chá. O mais provável, nesse caso, é o efeito placebo. Eles tomaram o “chá” na expectativa de pegar no sono e então conseguiram.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]