Ciências

Por que tudo o que é vivo precisa de água para sobreviver?

Você já parou para pensar que tudo o que é vivo precisa de água para sobreviver? Seja planta ou animal, ou organismos microscópicos. Saiba mais!

Todos os seres vivos precisam de água para sobreviver, mas por quê? Sem a água, não existiria vida no Planeta Terra, já que ela é de extrema importância para todos nós. O recurso em abundância no planeta, precisa, entretanto, ser doce e potável, ou seja, própria para o consumo. De toda a superfície da Terra, 70% é composta por água, mas disso, somente 4% são próprias para o consumo. Considerando que todos temos que consumir água para sobreviver, está na hora de começarmos a nos preocupar com essa quantidade de água potável, mas por quê precisamos tanto dessa substância?

O que é a água?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a substância da qual estamos falando. A água é, falando em termos moleculares, constituída por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, e é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que compõe as células vivas, como os aminoácidos, ácidos nucleicos, gases, carboidratos, proteínas e sais minerais.

Gato bebendo água

Isso está relacionado à polaridade da água, que tem um polo positivo e um negativo, e a maioria das substâncias que compõe as células vivas também é polar, de forma que juntas à água, têm uma boa afinidade química.

ANÚNCIOS

A importância da água

Ao dissolver as substâncias, a água separa os átomos, e assim permite que possam ser usados pelas células vivas. Podemos usar como exemplo o sal de cozinha, cuja fórmula é NaCl que quando consumido, é dividido pela água em Sódio, Na, e Cloro, Cl, de forma que os íons podem ser aproveitados pelas células. Se esse processo não existisse, ou se nós não consumíssemos água, não poderíamos usar os átomos na forma de cristais de sal.

Cavalo bebendo água

ANÚNCIOS

Além disso, a água está presente nos tecidos vivos, como por exemplo em vegetais que vivem em ambientes áridos, a água fica armazenada em suas folhas, raízes e caules de forma a permitir a manutenção do metabolismo do vegetal. No corpo humano, está presente nos músculos e nos ossos, e é usada para a quebra de carboidratos e proteínas.

Planta sendo regada

Outra função da água no corpo dos animais é permitir que hajam trocas gasosas e a consequente sobrevivência dos tecidos, já que as moléculas de água formam uma tensão superficial sobre os alvéolos pulmonares, e nas brânquias dos peixes.

Humano bebendo água

Além disso, é usada ainda em reações químicas no interior das células dos seres vivos. Há a hidrólise, em que a molécula é quebrada e os átomos de hidrogênio e oxigênio são adicionados a outras substâncias. A digestão das proteínas que acontece no tubo digestório é um desses processos de hidrólises sucessivas.

Concluímos, portanto, que a água, além de manter o corpo dos animais hidratado, ajuda nos processos de absorção de nutrientes, entre muitas outras coisas necessárias para o desenvolvimento e sobrevivência das células vivas. Essa, portanto, é essencial para qualquer tipo de vida no Planeta Terra.

Sobre o Autor