Ciências

Porque a história de que há vida em marte não passa de fake news

Seja você um interessado em vida no espaço ou não, a verdade é que histórias de que existe vida em marte não são novidade. Há muito tempo se fala nesse tópico e há inclusive quem garanta que existe, sim, vida no planeta vermelho.

De todos os planetas do sistema solar, Marte é o mais explorado quando o assunto é vida no espaço. Desde desenhos infantis, até seriados e filmes, a imagem de “marcianos” sempre fizeram parte da cultura “pop”. Mas será que existe mesmo evidência de vida em marte?

Por mais desanimador que possa parecer, a resposta é não. O assunto voltou com tudo depois dos bem-sucedidos projetos rover Perseverance e helicóptero Ingenuity, uma espécie de engenhoca lançada pela NASA capaz de gravar áudio e imagens de marte. Sempre que novas incursões são realizadas no planeta, novos boatos tomam conta da internet.

Neste caso, a história que mais circula é a de que imagens feitas em marte provariam a existência de vegetação no planeta. No entanto, nada disso tem base científica e não passa de informações falsas. Na realidade, aquilo que parecem fungos é apenas pedra.

PUBLICIDADE

A imagem acima é amplamente compartilhada como prova da vida em marte. No entanto, as supostas vegetações são apenas rochas moldadas pelo tempo, sendo cobertas e descobertas de poeira pelo vento e adotando essas superfícies arredondadas.

landscape on planet Mars, scenic desert scene on the red planet

Uma das evidências mais básicas para refutar essas informações falsas é a seguinte: a atmosfera marciana é completamente diferente da atmosfera da terra. Isso significa, grosso modo, que nenhuma forma de vida da terra se adaptaria as condições de marte. Sendo assim, seria impossível que vegetações do planeta terra estivessem se cultivando em solo marciano.

PUBLICIDADE

Uma das figuras mais importantes nessas afirmações é Rhawn Gabriel Joseph, que de fato é um neurocientista que fez bastante contribuições para a neurociência. No entanto, pelo últimos anos ele tem publicado uma série de artigos (nenhum em revista científica) sobre as supostas vidas em marte. Para se ter ideia, em 2019, Rhawn conseguiu que um de seus artigos fosse publicado na Astrophysics & Space Science. No entanto, a revista voltou atrás e se retratou.

Em sua justificativa para excluir o artigo em questão, a revista afirmou que o texto não apresentava “avaliação crítica insuficiente do material apresentado e da literatura citada, e não fornece uma base sólida para as afirmações especulativas feitas no artigo, que invalidam as conclusões tiradas”.

O QUE AS PESQUISAS DE FATO DIZEM?

Um dos consensos entre cientistas que estudam marte é que o planeta não oferece condições para a existência de vida como conhecemos no Planeta Terra. Isto é, como previamente afirmado, é impossível que o planeta abrigue formas de vida similares ao que é visto na Terra, o que inclui fungos, vegetação, bactérias, etc.

Atualmente, o já citado Perseverance é a grande esperança humana em descobrir formas de vida em marte. Além disso, o hover também é uma das melhores chances de descobrir por fim se existe água em marte, algo que também é alvo de especulação há anos.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]