CuriosidadeAnimaisQuais animais que nunca ficam banguelas?

Quais animais que nunca ficam banguelas?

Img Mobile - Quais animais que nunca ficam banguelas?

Assim como os seres humanos, grande parte das espécies animais também troca os dentes ao longo da vida. Os animais domésticos ficam banguelas e trocam os dentes de leite pelos permanentes por volta do sexto mês de vida. Nesta troca, os dentes novos se apresentam ligeiramente maiores e mais fortes do que os dentes de leite.

Curiosamente, entre as poucas espécies de animais que nunca ficam banguelas, temos os tubarões que, apesar de estarem sempre renovando os dentes, nunca ficam sem um dente na boca, pois apresentam uma fileira de dentes novos e prontos para usar logo atrás dos dentes principais.

O tubarão consegue renovar toda a sua arcada dentária em apenas uma semana. As diversas espécies de tubarões do mundo contam com vários conjuntos de dentes substituíveis, com destaque para o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-azul, o tubarão-mako e o tubarão-martelo, que são considerados superpredadores e estão no topo da cadeia alimentar dos oceanos.

O tubarão tem dentes incorporados às gengivas. Ao longo da vida de um tubarão, ele pode chegar a produzir 30.000 dentes para substituição.

Algumas espécies de roedores também nunca ficam banguelas, pois apresentam um crescimento contínuo e rápido dos dentes, que são reforçados por esmalte e dentina.



+ Sobre essa Curiosidade: Dentes Tubarão
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Combustão Espontânea - Sra. M. H. Reeser
  • Qual a primeira estrada com pedágio no Brasil?
  • Indícios de Contatos Extraterrestre na Bíblia
  • Top 10 dietas de celebridades
  • Em 100 anos o Sol irá entrar numa nuvem interestelar muito quente
  • É verdade que alguns cosméticos podem causar câncer?
  • O que é a datação por carbono 14?
  • Telescópio da Nasa encontra moléculas de oxigênio no espaço

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.