Quais os perigos de inalar gasolina?

Quais os perigos de inalar gasolina?
Por Juliana Miranda

Quando vamos ao posto de gasolina, dificilmente vemos algum frentista utilizando equipamentos de proteção individual. Essa situação expõe o profissional a um risco sério de desenvolver problemas de saúde.

Os combustíveis, entre eles a gasolina, podem ser muito prejudiciais quando inalados por longos períodos. Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua constituição.

Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. O produto também pode oferecer riscos quando entra em contato com a pele. Nesses casos, a gasolina causa ressecamento da pele e até dermatite.

Todos esses riscos relacionados à inalação dos vapores da gasolina fazem com que seja necessário que os trabalhadores de postos de combustível utilizem, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança.

Quando a gasolina é inalada em condições crônicas, ela também pode afetar o comportamento das pessoas. Estudos já confirmaram que inalar gasolina por muito tempo, mesmo em ambientes abertos, gera distúrbios comportamentais, como agressividade, ansiedade e falta de controle das emoções.