CuriosidadeCiênciasQuais os perigos de inalar gasolina?

Quais os perigos de inalar gasolina?

Img Mobile - Quais os perigos de inalar gasolina?

Quando vamos ao posto de gasolina, dificilmente vemos algum frentista utilizando equipamentos de proteção individual. Essa situação expõe o profissional a um risco sério de desenvolver problemas de saúde.

Os combustíveis, entre eles a gasolina, podem ser muito prejudiciais quando inalados por longos períodos. Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua constituição.

Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. O produto também pode oferecer riscos quando entra em contato com a pele. Nesses casos, a gasolina causa ressecamento da pele e até dermatite.

Todos esses riscos relacionados à inalação dos vapores da gasolina fazem com que seja necessário que os trabalhadores de postos de combustível utilizem, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança.

Quando a gasolina é inalada em condições crônicas, ela também pode afetar o comportamento das pessoas. Estudos já confirmaram que inalar gasolina por muito tempo, mesmo em ambientes abertos, gera distúrbios comportamentais, como agressividade, ansiedade e falta de controle das emoções.



+ Sobre essa Curiosidade: Saúde Droga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como os ciclones tropicais se formam?
  • Quem descobriu o planeta Júpiter?
  • 10 fotos que provam que a viagem no tempo é possível
  • Quem é Dan Bilzerian?
  • Aviões Hipersônicos e o Projeto Aurora
  • O motivo de enjoarmos ao andarmos de barco
  • Japão educa os turistas para não soltarem pum em público
  • Novo estudo afirma que a ciência poderá retardar o envelhecimento ou curar o câncer - Fazer as duas coisas é matematicamente impossível!

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.