CuriosidadeHistóricasQual a origem do termo "Feito nas coxas"?

Qual a origem do termo "Feito nas coxas"?

Img Mobile - Qual a origem do termo

Você, provavelmente, já ouviu ou já utilizou a expressão idiomática “Feito nas Coxas”, que significa algo feito com descuido, sem capricho, de qualquer maneira. Mas você sabe de onde veio essa expressão tão conhecida na língua portuguesa?

Na verdade, existem várias explicações para o surgimento desse termo, porém nem todas são verdadeiras e fiéis à história. A origem mais difundida afirma que a expressão “feito nas coxas” surgiu no período colonial. De acordo com essa equivocada origem histórica, o termo seria resultado de uma prática colonial, na qual as telhas eram moldadas nas coxas dos escravos, adquirindo formatos precários. Essa teoria está muito errada.

O equívoco foi desfeito pelo arquiteto José La Pastina Filho, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Ele escreveu um ensaio entitulado “Eram as telhas feitas nas coxas das escravas?”, que derruba essa suposta origem para a expressão.

O arquiteto escreveu: “Se estabelecermos uma simples regra de três, poderemos verificar que, para fabricar uma telha de 77 cm, precisaríamos contar com um escravo de 3,95 metros de altura. Além disto, em termos de otimização de força de trabalho, mesmo numa sociedade escravocrata, teríamos uma perda substancial na força de trabalho (...)”. Isso significa que o termo “feito nas coxas” não apresenta relação com a escravidão, sendo mais um clássico exemplo do racismo que ainda impera no Brasil.

Então, como surgiu a expressão “Feito nas Coxas”?


A origem exata da expressão “nas coxas” não é conhecida. Uma teoria afirma que esta expressão idiomática pode ter nascido com uma motivação sexual, numa referência ao sexo intercrural, que é uma relação que não chega a ser concretizada, ou seja, fica só “nas coxas”. No entanto, essa origem também não é exata. Sendo assim, ficamos com a dúvida!



+ Sobre essa Curiosidade: Expressão Termo