CuriosidadeUniversoQual é o combustível do Sol?

Qual é o combustível do Sol?

Img Mobile - Qual é o combustível do Sol?

O combustível do sol é o hidrogênio, fundido com o calor do núcleo em uma reação parecida com um reator atômico. Ele transforma o hidrogênio em hélio, produzindo 40 trilhões de megatons de energia por segundo.

Tudo isso é emitido por raios gama que é uma radiação invisível e quentíssima. Esses raios poderiam queimar o sistema solar, mas, quando atravessa as várias camadas do astro, são convertidos em raios de luz mais suáveis e suportáveis.


Energia inesgotável



O sol é uma fonte limpa e inesgotável de energia, com potencial de fornecer um mundo mais sustentável para as futuras demandas de energia. O problema é que o sol nem sempre brilha no céu em alguns locais do planeta e em certos períodos do ano, o que torna a sua energia é difícil de armazenar.

Sol, Emanando energia

Alguns pesquisadores têm trabalhado sobre um processo químico que usa a energia do sol para converter dióxido de carbono e água diretamente em combustíveis de alta energia: um procedimento com base em um material de combinação de óxido de cério e de ródio. Este é um passo importante para a busca por um armazenamento de produtos químicos da energia solar.


Energia aproveitada


placas solares

A energia do sol, atualmente, é aproveitada de várias maneiras com células fotovoltaicas, transformando luz solar em eletricidade, as instalações solares térmicas usam a energia do sol para fluidos de aquecimento em alta temperatura.

As placas de energia solar térmica envolvem aplicação em grande escala, através de milhares de espelhos com a luz solar é numa caldeira de vapor convertida a energia térmica em energia elétrica. Ainda há mais uma nova forma de desenvolver energia em uma alternativa inovadora. O novo procedimento pega a energia térmica do sol e a converte em dióxido de carbono e água diretamente em combustível sintético.

Este procedimento ajuda a armazenar a energia solar sob a forma de ligações químicas. A ideia do procedimento baseia-se em um princípio parecido ao usado em centrais solares. Os avanços tecnológicos de energia solar em breve permitirão que essas temperaturas sejam alcançadas com a luz do sol.


Calor solar



Existe a pesquisa de Alxneit tem base, o princípio do ciclo termoquímico. Alguns anos atrás, pesquisadores haviam demonstrado a possibilidade de converter elementos como água e dióxido de carbono produzido por resíduos em materiais ricos em energia como hidrogénio e monóxido de carbono.

Isto funciona em determinados materiais, como óxido de cério, uma combinação de cério de metal com o oxigênio. Em altas temperaturas acima de 1500° C, o óxido de cério perde alguns átomos de oxigénio. Nas temperaturas mais baixas, este material readquire átomos de oxigênio. Se as moléculas de água e de dióxido de carbono estão dirigidas para uma superfície tal activado, são libertos átomos de oxigénio. De água (H2O) é convertido em hidrogénio (H2), e dióxido de carbono (CO2), se transforma em monóxido de carbono (CO), enquanto que o cério próprio reoxida no processo, que cria condições necessárias para o ciclo de óxido de cério para iniciar mais uma vez.


Veja também:

Qual é a distância da Terra ao Sol?

Unidade astronômica: como as distâncias são medidas no universo?



+ Sobre essa Curiosidade: Fusão Nuclear Energia Solar Bomba atômica