CuriosidadeCiênciasQual é o estado físico da luz?

Qual é o estado físico da luz?

Img Mobile - Qual é o estado físico da luz?

A luz, assim como o som e o fogo, não pode ocupar lugar na escala de classificação entre os estados físicos da matéria. Luz é energia, por isso não se encaixa em nenhum estado físico. Para um material ser classificado como sólido, líquido, gasoso ou plasmático, ele precisa em primeiro lugar constituir-se como matéria.

Na antiguidade existiu a ideia de que a luz poderia ser um corpúsculo. Lucrécio, no século I a.C., defendeu que a luz solar e o seu calor eram compostos de pequenas partículas, essa afirmação dava continuidade às ideias propostas pelos primeiros estudiosos do átomo.

Isaac Newton, no século XVII, também sugeriu que a luz pudesse ser composta por partículas. Contudo, dois séculos mais tarde, o escocês James Maxwell observou que a radiação luminosa era composta de ondas.

Hoje sabemos que a luz é uma forma de energia radiante que se propaga na forma de ondas eletromagnéticas entre as quais podemos destacar as ondas de rádio, tv, micro-ondas, raios x, raios gama, infravermelhos, ultravioleta e a luz visível.

A luz que enxergamos é causa da sua própria frequência, nossa visão não consegue assimilar todos os tipos de luz, como nos casos da radiação infravermelha e ultravioleta. A luz visível é a responsável pela nossa capacidade de ver objetos.



+ Sobre essa Curiosidade: Átomo
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O motivo de algumas pessoas espirrarem ao olharem para o sol
  • Curiosidades sobre porcos
  • Relâmpagos vs Asteróides
  • O curioso Zebralo
  • Por que soluçamos depois de chorar bastante?
  • As 20 mulheres jovens mais poderosas do mundo em 2011
  • As 5 frases mais usadas por pessoas manipuladoras
  • Top 10 melhores filmes de romance da história

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.