Históricas

Qual o motivo da rivalidade no futebol entre Argentina e Brasil?

Entenda como nasceu a histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos!

Brasil e Argentina representam uma das rivalidades mais clássicas do mundo. As divergências aparecem principalmente no futebol, e podem ser vistas em campeonatos da região, como a Copa Libertadores; e, claro, na Copa do Mundo da FIFA.

A enorme rivalidade entre Brasil e Argentina é histórica. As disputas começaram com a discussão sobre quem seria o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Pelé ou Maradona? Aliás, essa rivalidade continua até hoje, mas atualmente é protagonizada pelos jogadores contemporâneos Messi e Neymar. Entre os times brasileiros e argentinos, a maior rivalidade fica para Boca Juniors e Corinthians.

Mas, deixando de lado o futebol, é possível dizer que a rivalidade entre Brasil e Argentina é muito mais antiga. Segundo relatos históricos, o problema começou já no período colonial, quando Espanha e Portugal disputavam as terras do Tratado de Tordesilhas.

O problema entre as nações também ficou evidente durante a Guerra Cisplatina, quando Argentina e Uruguai tentaram combater o avanço do Brasil na região do Rio da Prata. Já nos anos 70, Brasil e Argentina discutiram por causa da construção da Usina de Itaipu. Como dá para notar, essa rivalidade é muito antiga e vem acompanhando a história dos dois países.

ANÚNCIOS

Voltando ao futebol, as seleções de Brasil e Argentina jogaram uma contra a outra no início do século 20. O primeiro jogo aconteceu no dia 20 de setembro de 1914, e os argentinos ganharam de 3 a 0. Felizmente, nas Copas do Mundo o prognóstico sempre foi mais positivo para o Brasil. E que continue assim!

Sobre o Autor