CuriosidadeHistóricasSaiba como foi a maior evacuação aérea da história

Saiba como foi a maior evacuação aérea da história

Img Mobile - Saiba como foi a maior evacuação aérea da história

Durante a Guerra do Golfo, milhares de indianos ficaram presos no Kuwait. O governo indiano executou, então, a maior missão de evacuação aérea já realizada na história mundial. A operação durou quase dois meses e conseguiu transportar mais de 170 mil indianos.

A companhia Air India foi a responsável por conduzir a maior evacuação aérea da história da humanidade. O fato aconteceu em 1990. Foram realizados 488 voos em apenas 59 dias. Com isso, a Air India entrou para o Guinness Book of World Records como a companhia aérea civil que havia evacuado o maior número de pessoas até o momento.


Por que a evacuação foi realizada?



Durante a Guerra do Golfo, Saddam Hussain invadiu o Kuwait, deixando o país inteiro em estado de terror, incluindo a população indiana. Enquanto a família real do Kuwait fugia para a Arábia Saudita, a população em geral sofria grandes tragédias e perdas.

Evacuação população indiana

Foi aí que o governo indiano articulou um plano para evacuar com segurança a comunidade do local. K.P. Fabian, ex-embaixador da Índia e chefe da Divisão do Golfo do Ministério das Relações Exteriores, trabalhou nessa missão.

A evacuação foi bastante complexa, pois as pessoas não estavam prontas para deixar tudo para trás. Além disso, muitas pessoas não tinham documentos de viagem válidos. Ainda assim, a missão foi bem-sucedida.

Segundo relatório anual do Ministério dos Indianos Ultramarinos, existem mais de 25 milhões de indianos vivendo no exterior e, sempre que necessário, é responsabilidade do governo trazê-los de volta ao país. Por isso, durante a Guerra do Golfo, o Ministro das Relações Exteriores precisou ir a Bagdá e ao Kuwait para providenciar a repatriação de seus cidadãos.

Na evacuação, a tripulação da Air India tinha que ficar de plantão por muito mais tempo do que as horas de serviço estipuladas. Inicialmente, algumas aeronaves militares foram organizadas para evacuar os idosos, mulheres e crianças. Em seguida, o governo pediu ajuda à Air India. A operação foi organizada diretamente com o diretor regional da companhia aérea no Golfo e Oriente Médio.

A operação bem-sucedida começou em 14 de agosto de 1990, continuou por quase dois meses e, finalmente, chegou ao fim em 11 de outubro de 1990, demonstrando todo o esforço heroico do governo indiano para repatriar seus cidadãos durante uma situação de guerra e crise humanitária.


Veja também:

Recorde mundial: o maior número de passageiros em uma aeronave



+ Sobre essa Curiosidade: Guerra Evacuação Avião

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O Fantasma da Mulher sem Pernas
  • Homem gasta US$ 200 mil em cirurgias plásticas para ficar parecido com Jesus
  • Jackie Coogan - Uma das primeiras estrelas infantis do cinema
  • Pesquisador brasileiro ganha (Nobel de Matemática)
  • 10 motivos para querer ser pobre
  • O Maior Shopping Center do Mundo - Dubai Shopping Mall
  • Facebook paga 25.000 libras esterlinas para hackers do bem
  • Quem foi Tiradentes?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.