Sangue humano tipo Duffy?

O sangue humano é classificado em diferentes grupos. Os mais conhecidos, comuns e importantes são os grupos sanguíneos ABO, ou seja: A, B, AB e O. Existe também o sangue Rh, que pode ser positivo e negativo. Entre os brasileiros, os grupos sanguíneos mais encontrados na população são o O e o A.

Além destes tipos de sangue tradicionais, a Sociedade Internacional da Transfusão de Sangue também reconhece mais 28 tipos sanguíneos pouco comuns, entre eles o Sangue Humano Tipo Duffy.

Os grupos sanguíneos são classificados de acordo com algumas características imunológicas, como a presença de antígenos e anticorpos naturais. Alguns tipos de sangue apresentam grande importância transfusional. O sangue Duffy é um dos tipos com relevância e pode levar às reações transfusionais ou causar doença hemolítica do Rh.


O que é o sangue tipo Duffy?



Para quem não sabe, o grupo sanguíneo Duffy foi descoberto ainda na década de 1950, quando pesquisadores encontraram os primeiros anticorpos desse sistema. Esse grupo sanguíneo conta com uma glicoproteína com 336 aminoácidos, que recebe o nome de DARC (Duffy Antigen/Receptor for Chemokines).

Nos últimos anos, várias pesquisas têm tentado compreender o papel biológico dos antígenos dentro de vários grupos de sangue. O sistema do Duffy tem sido estudado principalmente no que diz respeito à prática de transfusões de sangue.

O sistema Duffy apresenta um único locus e dois antígenos, conhecidos como Fya e Fyb. O fenótipo Fy (a-b-) é raro e pode causar queda na imunidade. O sistema é batizado de acordo com a família do produtor de anticorpos, conhecido como Duffy.



+ Sobre essa Curiosidade: Sangue Corpo Humano

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Abstinência de nicotina e cafeína pode causar sofrimento em pacientes de UTI
  • Cão mordeu cobra venenosa para salvar seu dono
  • Quais os casos de OVNIS mais famosos no mundo?
  • Dicas de economia doméstica
  • Curiosidades da Alemanha
  • O primeiro homem da NASA a pisar em Marte nunca mais voltará para casa
  • O espaço pode mudar o seu DNA, revela um estudo da NASA
  • Super-ricos estão injetando sangue de adolescentes para alcançar longevidade

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.