CuriosidadeCiênciasVeja 15 incríveis formações de nuvens

Veja 15 incríveis formações de nuvens

Img Mobile - Veja 15 incríveis formações de nuvens

O que você enxerga quando olha para as nuvens no céu? Confira algumas formações de nuvens bastante curiosas e belas!



Os céus sempre foram um motivo constante de fascínio para os seres humanos. Entre tantas coisas curiosas a respeito do céu, uma das mais incríveis é a grande variedade de formações de nuvens, que aparecem em todos os formatos, tamanhos e cores.

Confira 15 imagens de formações de nuvens de grande beleza e encanto!



1. Nuvens Manhã Gloriosa


Nuvens Manhã Gloriosa
Fotografado por Mick Petroff

A nuvem Morning Glory, ou Manhã Gloriosa, é um fenômeno meteorológico raro, ocasionalmente observado em diferentes locais ao redor do mundo. A parte sul do Golfo de Carpentaria, no norte da Austrália, é o único local conhecido por apresentar este fenômeno com regularidade. As nuvens da Morning Glory podem ser observadas em Burketown de setembro até meados de novembro. Ela aparece no início da manhã.



2. Nuvens estratosféricas polares (nacerous)


Nuvens estratosféricas polares (nacerous)
Fotografado por Alan Light

As nuvens estratosféricas polares, também conhecidas como nuvens nacaradas, são nuvens que surgem na estratosfera polar de inverno, em altitudes de 15.000 a 25.000 metros. Elas têm um efeito especial por conta do ozônio.



3. Nuvem de Pyrocumulus


Nuvens de Ondas
Fotografado por Gayle Jones

Uma pyrocumulus, ou nuvem de fogo, é uma nuvem cumuliforme densa, associada ao fogo ou atividade vulcânica. Ela é produzida pelo intenso aquecimento do ar da superfície.



4. Noctilucente


Noctilucente
Fotografado por Martin Koitmae

Essas são nuvens noturnas, fenômenos tênues. As nuvens apresentam bordas irregulares e têm um visível crepúsculo profundo. Elas são feitas de cristais de gelo. O nome significa “noite brilhando” em latim. São nuvens mais comuns nos meses de verão ao norte e sul do equador.



5. Fallstreak Hole


Fallstreak Hole
Fotografado por H. Raab

Conhecida como nuvem de perfuração, essa formação parece ter um canal ou furo, que se apresenta como uma grande lacuna circular. Tais furos são formados quando a temperatura da água nas nuvens está abaixo de zero, mas a água ainda não está congelada devido à falta de partículas de nucleação de gelo.



6. Nuvens de Ondas


Nuvem de Ondas
Fotografado por Nanhosen

Uma nuvem de onda é uma forma de nuvem criada por ondas internas atmosféricas. Essas nuvens são criadas à medida que o ar estável flui sobre cordilheiras e outras áreas elevadas.



7. Iridescência


Iridescência
Fotografado por Esther Havens

A iridescência da nuvem é a ocorrência de cores em uma nuvem. É um fenômeno bastante incomum, mas que pode ser observado em nuvens lenticulares e, muito raramente, em nuvens de Cirrus. As cores são geralmente em tons pastel. A iridescência é vista principalmente nas bordas da nuvem ou em nuvens semi-transparentes.



8. Nuvens de prateleiras


Nuvens de prateleiras
Fotografado por Fir0002

Uma nuvem de prateleira é uma nuvem arcus baixa, horizontal e que apresenta um formato de concha no céu. Essa nuvem geralmente aparece na borda de uma tempestade.



9. Nuvens de rolo


Nuvens de rolo
Fotografado por Captitão Andreas M. van der Wurff

Uma nuvem de rolo é um tipo de nuvem arcus, baixa e horizontal. Ela tem forma de tubo e é relativamente rara. As nuvens de rolo geralmente parecem estar "rolando" em torno de um eixo horizontal. Eles aparecem solitárias no céu.



10. Undulatus Asperatus


Undulatus Asperatus

A Undulatus asperatus é uma formação de nuvens listada em 2009, como uma classificação proposta pelo fundador da Cloud Appreciation Society. Essas nuvens apresentam o formato de ondas rugosas ou apenas onduladas. Embora pareçam com nuvens de tempestade, elas tendem a se dissipar rapidamente.



11. Janela de ondas


Janela de ondas
Fotografado por Dhaluza

Na meteorologia, essas ondas são consideradas estacionárias atmosféricas. São formações de nuvens de ondas específicas, que aparecem quando existe suficiente umidade na atmosfera e suficiente deslocamento vertical.



12. Nuvens de Mammatus


Nuvens de Mammatus
Fotografado por Matt Saal

Mammatus, também conhecido como nuvem mamária, é um termo meteorológico aplicado a um padrão de bolsas penduradas por baixo da base de uma nuvem. O nome mammatus significa "peito", e faz referência à semelhança da nuvem com o seio de uma mulher.



13. Nuvens Actinoformes


Nuvens Actinoformes
Fotografado por NASA

Uma nuvem actinoforme é uma coleção de nuvens marinhas baixas, que têm uma forma distinta. Elas podem se espalhar por mais de 300 quilômetros e, portanto, não podem ser facilmente vistas a olho nu. É possível verificar essa formação em imagens de satélite.



14. Nuvens Lenticulares


Nuvens Lenticulares
Fotografado por Josvandamme

A nuvem lenticular tem perfil estacionário. Elas se apresentam com formato de lente e ficam em altitudes bastante elevadas, normalmente alinhadas perpendiculares à direção do vento. As nuvens lenticulares podem ser separadas em lenticulares permanentes (ACSL) de alto nível, lenticulares permanentes (SCSL) e cirrocumulus lenticulares permanentes (CCSL).



15. Nuvens Pileus (cachecol / boné)


Nuvens Pileus (cachecol / boné)
Fotografado por NASA

Uma nuvem pileus, também chamada de nuvem de cachecol ou nuvem de boné, é uma nuvem pequena, horizontal, que pode aparecer acima de uma nuvem cumulus ou cumulonimbus. Ela tem a aparência de uma capa e indica clima severo.



+ Sobre essa Curiosidade: Nuvem Tempestade Clima Furacão
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 121 Frases Curiosas de Parachoque de Caminhão
  • O que é Mulching?
  • A História do Relógio de sol (Gnomon)
  • Caçador de tesouros descobre fortuna na costa da Flórida
  • Um dia a internet pode acabar?
  • NASA quer projetar os aviões do futuro
  • Dicas para perder peso
  • 14 estranhos eventos paranormais testemunhados pela polícia

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.