CuriosidadeCotidianoVeja os principais mitos sobre vacinação

Veja os principais mitos sobre vacinação

Img Mobile - Veja os principais mitos sobre vacinação

O YouTube trouxe muitas coisas boas, por exemplo: a chance de aprender mais, ter entendimento e dicas sobre tudo. Entretanto, uma das maiores desvantagens foram os mitos sobre vacinação disseminados por lá.

As diversas teorias da conspiração são exemplos de como as pessoas podem passar a acreditar em tudo. Afinal, há uma década era muito improvável que as discussões sobre “terra plana” estiverem presentes, não é mesmo?

Atualmente, para não cair nos mitos sobre vacinação é primordial aprender a analisar tudo com o máximo de atenção. O texto mostrará as principais informações e fará com que as vacinas tenham a sua importância ressaltada.


Quais são os mitos sobre vacinação?



De antemão, é muito importante entender que para chegar até a vacinação muita coisa aconteceu. Pessoas morriam de doenças que hoje são tratadas e muito investimento foi feito, fazendo com que as vacinas fossem eficazes.

À primeira vista, é muito importante entender mais sobre os principais mitos sobre vacinação presentes na vida de todos. Assim, chega-se ao momento de conferir todas as informações e desmitifica-los é um caminho natural:

Seringa, vacina


1 - Vacinas comumente causam alguns efeitos colaterais bem perigosos



Uma coisa é sentir um pouco de dor nos braços ou vermelhidão no braço, porém jamais algo muito perigoso. Entretanto, as pessoas que tem alergias podem ter efeitos colaterais e por isso é importante consultar um médico.


2 - Quem é saudável não precisa vacinar-se



Esse é um mito muito comum e precisa ser evitado, pois o imunizante tem a função de melhorar esse fato. Sendo assim, se alguém está saudável e se vacina, a probabilidade é maior de se manter saudável por mais tempo.

Leia: Quais vacinas um adulto precisa tomar periodicamente?


3 - Hoje confio menos nas vacinas em comparação ao que eu confiava no passado



Não existe motivo para essa afirmação, porque a ciência tem avançado nos últimos anos e não está retrocedendo. Vale lembrar que a qualidade das formulações melhorou bastante e essa informação traz segurança a todos.

Leia: Como são produzidas as vacinas?


4 - Pessoas com doenças crônicas não podem se vacinar



Entre os mitos sobre vacinação, esse é o que as pessoas mais afirmam e pode trazer um transtorno grande. Aliás, o indicado é que as pessoas com doenças crônicas tomem as vacinas, pois estão dentro do grupo de risco. Mas antes, procure seu médico (a)!


5 - Não existe evidência de que as vacinas sejam seguras e também eficazes



Para que as vacinas possam ser aprovadas, existe muito estudo e testes em laboratório que comprovem a eficácia. Além disso, ainda engloba os voluntários que topam ver quais são os efeitos sentidos dessas vacinas.


6 - É perigoso tomar várias vacinas de uma vez



Primeiramente, existem algumas exceções para tomar vacinas de uma vez e por isso é importante consultar com um médico. Por outro lado, para grande parte das pessoas não existe efeito colateral de tomar muitas vacinas.



O deve ser feito para fugir dessas mentiras que são disseminadas na internet?



O que acontecia antes das teorias da conspiração chegarem até as pessoas? Era preciso estudar sobre um assunto ou perguntar para quem entendia e para desmistificar os mitos sobre vacinação é válido fazer o mesmo. Sempre que você ler sobre algo relacionado a saúde na internet, confirme essa informação com o médico de sua confiança.



+ Sobre essa Curiosidade: Mitos Vacina Saúde