O Passado e o Futuro do Aquecimento Global e dos Ecossistemas Aquáticos
Você sabe como é destruÃda a camada de ozônio?
A camada de ozônio é uma proteção da Terra contra os efeitos dos raios solares. A camada protege o planeta contra vários tipos de radiação, em especial os raios UV (ultravioleta).
Na prática, os raios incidem sobre a molécula de ozônio gerando uma liberação de energia que rompe as ligações entre os átomos e libera oxigênio livre, que se conecta ao nitrogênio, hidrogênio, bromo ou cloro.
As ações do homem e o aumento da poluição na atmosfera contribuem para a destruição da camada de ozônio. Um agente causador dessa destruição é o CFC (clorofluorcarboneto), presente em sistemas de refrigeração.
Os gases CFC’s conseguem atravessar as camadas baixas da atmosfera e se acumulam na estratosfera. Essa substância passa por fotodecomposição e libera o cloro, que age como um catalisador no processo de destruição de ozônio. Esses gases são encontrados em sistemas de refrigeração, solventes, espumas plásticas e embalagens de spray.
A destruição da camada de ozônio pode levar a um aumento significativo de raios solares que chegam à Terra, provocando mais casos de câncer de pele nos seres humanos e acelerando o aquecimento global do planeta, que pode provocar o descongelamento de geleiras e o aumento do nÃvel dos oceanos.
Curiosidades Relevantes
- O Passado e o Futuro do Aquecimento Global e dos Ecossistemas Aquáticos
- Usar a poeira de asteróides para combater o aquecimento global pode ser a solução
- A Melhor Cerveja é a do Aquecimento Global
- Um extremo aquecimento global pode ter sido o maior evento de extinção em massa
- Principais argumentos contra a teoria do aquecimento global