Históricas

Vulcão adormecido há séculos entra em erupção na Islândia e produz imagens incríveis

Quando somos pequenos, aos poucos, somos apresentados a várias coisas fenomenais que existem no planeta. As vezes, somos privilegiados pela proximidade a alguns desses fenômenos, como no caso de praias ou montanhas, por exemplo.

O Brasil é muito abençoado em paisagens e fenômenos naturais. Você provavelmente conhece a pororoca, não é? Trata-se de um evento observado principalmente no Amazonas, marcado pelo encontro das águas do mar com o rio doce. As cenas são famosas e circulam o Brasil todos os anos.

Por outro lado, quem vive próximo ao litoral, provavelmente conhece praias e lagunas. São muitos cenários existentes em um país que tem um tamanho Continental. O encontro dos rios Negro e Solimões, também no Amazonas, você também deve conhecer.

Ainda assim, com tanta coisa em seu território, existem algumas coisas que os brasileiros não serão capazes de conhecer dentro do país. Vulcões são um exemplo. Eles fazem parte do currículo mínimo nas escolas, mas para ver um de perto é preciso viajar.

ANÚNCIOS

VULCÕES PELO MUNDO

Vulcões são, grosso modo, heranças de milênios atrás. Trata-se de uma fissura na superfície terrestre que permite que o magma e diversos gases entre em contato com a atmosfera, podendo gerar erupções.

ANÚNCIOS

Na história, existem alguns relatos de tragédia envolvendo vulcões. Vilas, cidades e assentamentos já sofreram com as consequências trazidas por eles. Hoje, existem poucos vulcões ativos no mundo.

Na maioria dos casos, o grande transtorno gerado por essas estruturas esta ligada diretamente a eliminação de fuligem, que pode percorrer grandes distâncias, gerando uma verdadeira chuva tóxica.

VULCÃO NA ISLÂNDIA

Algo realmente incrível foi registrado na  Península de Reykjanes, na Islândia. Um vulcão adormecido há muitos anos voltou a entrar em erupção. O fenômeno foi acompanhado por câmeras e satélites, gerando uma imensidão de imagens impressionantes.

 

Toda a duração da erupção foi acompanhada pelo Escritório Meteorológico da Islândia, que acompanha fenômenos relacionados ao clima no país. “A erupção é considerada pequena neste estágio, e a fissura eruptiva é de aproximadamente 500 metros de comprimento. A área de magma é de aproximadamente 1 quilômetro quadrado”, informou o escritório pelo Twitter.

Ao mesmo tempo que as cenas capturadas são incríveis, elas também assustam. Para se ter ideia, este vulcão cuspiu lava a 100 metros de altura!  As imagens acima foram capturadas por um helicóptero da guarda-costeira que sobrevoou o vulcão.

As autoridades do país avaliaram que o fenômeno não oferecia risco as cidades vizinhas, ainda assim algumas medidas cautelares foram tomadas. Os moradores foram orientados a permanecer dentro de suas casas, com janelas e portas fechadas, para evitar contato com eventuais gases e fuligem.

Além da erupção do vulcão, a região foi castigada com terremotos, que variaram de intensidade. Nas últimas 4 semanas, o escritório observou inacreditáveis 40 mil tremores de terra!

A Islândia possui um número impressionante de vulcões em seu território. São cerca de 130 vulcões, dos quais pelo menos 30 ainda entram em atividade regularmente. As autoridades monitoram a evolução para não serem pegos de surpresa.

Apesar de assustador, as erupções em geral não chegam a ameaçar a população da região diretamente.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]