Img - De onde vem a teoria do Big Bang?


De onde vem a teoria do Big Bang?

Por: Luana Vignon

Vem da ideia de que o universo originou-se a partir de uma grande explosão entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. Encontra suporte na teoria da relatividade desenvolvida pelo físico Albert Einstein e nos estudos dos astrônomos Milton Humason e Edwin Hubble, que defendem que o universo encontra-se em constante expansão.

De acordo com essa teoria, divulgada em 1948 pelo cientista russo George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître, as galáxias estão se afastando cada vez mais umas das outras, o que significa que no passado elas possivelmente estavam mais próximas, formando um único ponto, extremamente denso.

Esse ponto, ao explodir, liberou uma grande quantidade de energia, criando o espaço-tempo e formando as primeiras partículas leves fundamentais do universo (hidrogênio, hélio e lítio). Após a expansão houve um resfriamento e cerca de 1 bilhão de anos após do Big Bang, os elementos químicos passaram a se juntar para formar as galáxias.

Essa é a teoria de origem do universo mais aceita entre os cientistas, mas está longe de ser uma unanimidade. Existem muitas opiniões divergentes envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "De onde vem a teoria do Big Bang?":
 Big Bang |   Albert Einstein | 

 


Essa curiosidade foi lida 8058 Vezes | Tema: Universo

Curiosidades Relevantes

Máquina do Big Bang será religada
(Info Online) – Ano passado, muito se falou, positiva e negativamente do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo. Tanto disseram que, em dez dias, a ...
Leram 7445 Vezes