CuriosidadeCotidianoO que é Árvore Genealógica?

O que é Árvore Genealógica?

Img Mobile - O que é Árvore Genealógica?
Img - O que é Árvore Genealógica?




A árvore genealógica é a coleta e organização de informações referentes à ancestralidade de uma família. Essas informações são apresentadas de uma forma representativa com o desenho de uma árvore, na qual cada pessoa da família ocupa um espaço.

Na prática, a árvore genealógica é um histórico, que levanta a maior parte possível dos dados referentes a uma família, demonstrando sua origem, seus principais ancestrais e as conexões formadas por essas pessoas ao longo dos anos.

A árvore normalmente começa pelo nome do ancestral mais antigo da família. Em seguida, são colocados os descendentes até alcançar o membro mais novo da família. Para conseguir montar um histórico assim é fundamental descobrir de onde a família vem, ou seja, sua origem primária. Geralmente, essa pesquisa é feita a partir dos sobrenomes.

Para coletar as informações com precisão, é importante ter: o nome completo de todas as pessoas da árvore genealógica, a data e o local de nascimento de cada uma delas, as certidões de casamento e as certidões de óbito.


Importância da pesquisa



A pesquisa da árvore genealógica é importante porque permite que as famílias conheçam suas origens, o que, em alguns casos, pode facilitar processos de pedidos de cidadania em outros países. Além disso, algumas famílias usam essas informações para descobrir possíveis origens de anomalias genéticas e doenças.

Essa representação gráfica genealógica usa as ramificações da árvore para reconstruir a história de famílias inteiras.

Árvore Genealógica Família

Empresas que fazem a pesquisa de Árvore Genealógica



Existem algumas empresas especializadas em montar árvores genealógicas. Uma organização de grande sucesso nesse segmento é o site Ancestry.com, que cobra até setenta reais por mês para apresentar informações sobre ancestralidade.

O site chega a faturar mais de U$ 200 milhões por ano com este serviço. Ele conta com certidões de nascimento, casamento, certificados de alistamento no exército e banco de dados de imigração, que ficam disponíveis para consulta. Dessa forma, cada pessoa pode montar sua árvore genealógica.


Onde pesquisar



Outros sites e ferramentas da internet também permitem a pesquisa da árvore genealógica. Os principais são:

Family Search

MyHeritage

Geneanet

Genoom

Geni

Estes sites contam com bancos de dados e também oferecem ferramentas para montar a árvore genealógica com um design bonito e organizado. Algumas páginas cobram taxas para pesquisas mais aprofundadas sobre a ancestralidade das famílias.

Vale a pena acessar e conhecer as plataformas, principalmente se você estiver em busca de alguma informação estratégica sobre o passado da sua família!





Img - O que é Árvore Genealógica?
+ Sobre essa Curiosidade: Família Evolução Humana Humanidade
Comentários:

Curiosidades Relevantes