CuriosidadeCotidianoPor que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?

Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?

Img Mobile - Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?
Img - Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?




Todo mundo adora curtir uma praia ou piscina durante o período de férias, mas voltar ao trabalho ou à escola com  a pele descascando por causa do excesso de sol é sempre um transtorno. A vermelhidão, seguida de descamação da pele, acontecem depois da exposição prolongada aos raios solares sem a proteção necessária.

A ocorrência de ardência e descamação da pele são resultados de um processo de queimadura causado pelos raios UVB, que tendem a acelerar a renovação celular. O processo de recuperação pós-sol passa ainda pela cicatrização da camada inferior da pele.

A falta de cuidado pode causar feridas e marcas na pele, por isso o mais adequado é hidratar a região da descamação e tomar muita água para hidratar o organismo.

Resumindo, a pele descasca depois do excesso de exposição ao sol porque os raios solares aceleram o processo natural de renovação da pele. Nesse processo, a proliferação das células acontece de forma muito rápida, aumentando também o risco de câncer de pele.

As reações que levam à descamação da pele acontecem na epiderme, faixa mais superficial do órgão. Os raios ultravioleta do sol são os responsáveis pelo processo, pois penetram em todas as células da epiderme e atingem o DNA, estimulando a multiplicação descontrolada das células e levando muitas células à morte por desidratação.

Assim, a pele cria uma camada grossa que descasca e abre espaço para novas células. O processo de descamação pode durar uma semana.





Img - Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?
+ Sobre essa Curiosidade: Praia Insolação
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Quais as melhores praias do Brasil?

    O Brasil é um país internacionalmente conhecido como um verdadeiro paraíso tropical. Suas praias estendem-se ao longo de toda a costa, por cerca de 7.400 qu...
    Leram 14792 Vezes

  • O misterioso olho gigante encontrado na praia

    Pesquisadores de peixes e da vida selvagem apontaram a provável fonte de um globo ocular gigante e azul que foi encontrado numa praia da Flórida, nos Estado...
    Leram 28264 Vezes

  • Cemitério na Praia

    Existem fatos inexplicáveis que seriam difícil até de enumerar nesse relato. O que se segue não é um conto - é um fato de muitos que ocorreram e ocorrem nes...
    Leram 38400 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Origem do café
  • Qual a origem das olimpíadas?
  • Google está construindo novo sistema operacional de código aberto para telefones e computadores
  • A Curiosa História dos Jogos Olímpicos
  • Caminhão do Futuro - Flex Futurum
  • Você sabia que o Mar dos Sargaços não tem um litoral?
  • Por que a pressão alta mata?
  • Os Nomes do Brasil

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.