Ciências

10 danos que o excesso de alcool causa ao corpo humano

O consumo de álcool sempre esteve presente na vida humana, desde que a bebida foi descoberta, sempre fez parte das mais diversas culturas ao redor do mundo. É seguro afirmar que, em geral, o consumo de bebida alcoolica não representa necessariamente um risco a saúde. O problema é quando esse consumo se da de forma exagerada.

Todo exagero é potencialmente um risco a saúde, mas quando o assunto é bebida alcoolica, é sempre importante manter a atenção. Quando ingerido em excesso, o álcool causa danos graves a saúde humana. Confira 10 danos:

DIMINUIÇÃO NA CAPACIDADE DE MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO

Quem consome alcool em excesso sente muito claramente os problemas que o hábito causa. Um dos problemas pode ser sentido na capacidade de concentração e memória. Muitas pessoas podem desenvolver problemas nessas duas áreas. Você sabe por que isso acontece? O alcool pode prejudicar diretamente o sistema nervoso.

TREMEDEIRA

Quem consome alcool em excesso também pode experimentar a chamada “tremedeira”. Nestes casos, realizar atividades rotineiras como segurar um copo, escrever, até mesmo mexer no telefone, pode se tornar um desafio muito grande. Neste caso, o sistema nervoso também é o ponto mais afetado.

PUBLICIDADE

ALTERAÇÕES DE HUMOR

Novamente, pelo excesso de alcool ser capaz de afetar o sistema nervoso, é possível gerar alteração de humor. Nesse caso, você pode se sentir indo do céu ao inferno em pouco tempo. O maior problema disso, além da angustia pessoal, é acabar tendo dificuldade em seus relacionamentos pessoais, já que o comportamento instável pode gerar atritos e até mesmo afastar pessoas.

PROBLEMAS CARDÍACOS E HEPÁTICOS

A maioria das pessoas sabe que alcool demais gera problemas no fígado, nos rins, mas nem todo mundo sabe que o coração também é afetado. O excesso de alcool pode levar a um quadro de cardiomiopatia alcoólica, que pode se tornar muito grave e até mesmo colocar a vida do paciente em risco.

PUBLICIDADE

No caso do fígado, os problemas são vários. O alcool mata as células naturais do órgão, o que o deixa vulnerável. Com o tempo, o risco mais grave é o de cirrose. Nestes casos, o único tratamento possível é o de transplante de órgão.

TAMBÉM FAZ MAL AO ESTÔMAGO

Em geral, as pessoas se recuperam da ressaca em algumas horas, geralmente um ou dois dias. No entanto, o excesso de alcool gera problemas ao estômago que não se resolvem tão facilmente. Quem exagera no alcool, geralmente, esta mais sujeito a problemas como úlceras, gastrite e hemorragias.

ATINGE AINDA O ESÔFAGO

Além do fígado, coração e estômago, o excesso de alcool também alcança o esôfago. Quem exagera na bebida geralmente experimenta sensações de refluxo, já que a queimação que atinge a mucosa do estômago também atinge o músculo do esôfago.

INFLAMA O PÂNCREAS

Achou que acabou? Acabou nao. O pâncreas também sofre com o excesso de alcool. Em alguns casos, o desconforto pode evoluir para um pancreatite.

DESIDRATAÇÃO

No dia seguinte a bebedeira, as pessoas sempre são orientadas a ingerir bastante líquido. Isso porque o alcool literalmente resseca o corpo. Mas se você bebe em excesso, provavelmente não da tempo ao organismo para se recuperar. A desidratação, por sua vez, leva a sensação de inchaço.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]