Ciências

8 fatos curiosos sobre a NASA para além do espaço

A grandiosidade do que se tornou a NASA é fácil de perceber quando a Agência se tornou referência de tudo que remete ao espaço, não apenas no EUA, mas em boa parte do mundo. A NASA nada mais é do que a Agência Espacial dos Estados Unidos, algo que a maioria dos países tem. O Brasil, por exemplo, tem a AEB (Agência Espacial Brasileira), embora nem todo mundo tenha conhecimento disso.

Então como a NASA se tornou sinônimo de espaço ao ponto de brasileiros (só para citar um exemplo) terem ela como referência e não a própria AEB? Uma das explicações para isso é o fato de que a NASA investe em muitas áreas ao ponto de se tornar um fenômeno pop, além de ser uma agência científica. Quer ver como?

Nada de royalties nos licenciamentos

Se você quiser uma blusa oficial com estampa da NASA, é fácil encontrar no Brasil. Isso acontece porque a NASA é uma instituição pública que não cobra royalties de uso, ou seja, as marcas não precisam pagar antecipadamente para usar a logotipo. Com isso, marcas muito famosas como Old Navy, Walmart, Nike, Urban Outfitters, Coach, Forever 21, Target e Vans já lançaram peças.

Parceria com atletas

Aquele travesseiro da NASA que você comprou, achando que estava adquirindo uma tecnologia da Agência Espacial dos EUA, é um golpe de marketing. No entanto, isso não significa que os cientistas da NASA não estejam de fato investidos no desenvolvimento de tecnologias para o dia a dia. A NASA desenvolveu um traje de banho para astronautas que acabou lançado em parceria com a Speedo e foi amplamente usado por atletas. O problema é que o traje era tão efetivo que acabou banido de competições oficiais.

ANÚNCIOS

Mensagens por SMS

Talvez você conheça a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), que nada mais é do que um laboratório que fica no espaço. Naturalmente, a posição da ISS não é fixa e a NASA facilitou a vida de quem gosta de observa-la. Quem gosta de observar o espaço pode preencher uma ficha e receber notificações quando a ISS estiver passando por perto de onde a pessoa mora. Dessa forma, a pessoa não perde a passagem da Estação.

NASA + DISNEY

Em 1992, a NASA fechou uma parceria com a Disney para a criação do Centro Espacial da NASA. O local recebe cerca de 1 milhão de turistas todos os anos e custou cerca de 70 milhões de dólares para ser construída. O valor, no entanto, foi um grande investimento já que tem um retorno milionário para ambas as marcas.

Manual anti-alienígena

Talvez você não acredite em alienígenas, mas caso precise se defender de algum é bom saber que a NASA já pensou nisso. Em 2007, um grupo de engenheiros da Nasa publicou um livro que ensina você a se defender dos ETs.

Nasa na música

ANÚNCIOS

A Nasa já usou a captação de áudio do “espaço profundo” para contribuir na composição de músicas.

Parceria com startups

A NASA conta com uma parceria com a startup Canoo para a elaboração de carros elétricos.

Avaliação do público

A NASA é um órgão público e, por isso, precisa estar bem avaliada pelo público (a sociedade) para continuar recebendo incentivos (verba). Não é à toa que a agência investe tanto na imagem.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]