CuriosidadeCiênciasA curiosa amnésia retrógrada

A curiosa amnésia retrógrada

Img Mobile - A curiosa amnésia retrógrada

A falta de capacidade de lembrar do passado é o que caracteriza a amnésia retrógrada. O oposto disso é a amnésia anterógrada, que ocorre quando o indivíduo perde a capacidade de gravar novas memórias e novas informações.

Entenda mais sobre perda de memória



Algum tempo atrás, devido algumas animações e filmes, a amnésia tornou-se uma das doenças mais pesquisadas da rede, quem não se encantou com a Doris de Procurando Nemo e a sua perda de memória recente ou, com o sucesso Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças com a eterna Kate Winslet de Titanic e Jim Carrey?
Veja o trailer:


Outro filme que retrata esse tipo de amnésia é "Como Se Fosse a Primeira Vez", que conta a história de "Henry (Adam Sandler)" que se apaixona por uma professora de arte "Lucy (Drew Barrymore)" que sofre de uma rara doença neurológica que causa a perda de memória durante todas as noites de sua vida. E para ficar com Lucy, Henry tem que conquistar ela todos os dias, como se fosse a primeira vez que eles houvessem se conhecido.
Veja o trailer:


Apesar dos filmes tratarem o problema de uma maneira mais superficial a perda de memória é algo que aterroriza muitas pessoas, afinal de contas, imagine se de repente, tudo que você viveu começasse a se apagar sem motivo algum? Quer dizer, sempre existe uma razão, seja congênito ou adquirido.

Veja também: Um caso recente, divulgado pela BBC, onde uma mulher inglesa chamada Nikki Pegram, de 28 anos, acorda todo dia acreditando que é dia 15 de outubro de 2014.
Leia a matéria

Abaixo listaremos alguns males que podem ocasionar na perda de memória:



Alcoolismo: o uso constante do álcool pode ocasionar problemas de memória, é que a bebida em excesso pode lesionar o cérebro além de acabar com as vitaminas B1.

Trauma: uma forte pancada, como nos filmes ou desenhos, pode ocasionar perda de memória, dos dois tipos, que veremos logo abaixo. A perda de memória por trauma acontece quando os lobos temporais são afetados drasticamente.

Amnésia Global Transitória: a causa da doença ainda é desconhecida, mas pode ser observada quando o paciente inesperadamente não consegue reter novas memórias, e ainda apresenta estados de confusão.

Doenças Degenerativas: As doenças degenerativas também podem ser grandes responsáveis pela perda da memória, como por exemplo, o Alzheimer que tem afetado muitas pessoas, em alguns casos, os pacientes lembram de seu passado, mas demonstram dificuldade em guardar novos registros.

Por razões psicológicas: uma exposição a níveis muito alto de estresse pode ocasionar na perda de memória, mas tal mal pode ser transitório, porém, que deve ser observado e acompanhado por um profissional para que não se torne constante.

Os dois tipos de perda de memória:


Existem duas nomenclaturas para definir o tipo de amnésia. Do evento para a frente, conhecida também como anterógrada, consiste na perda da memória de um determinado ponto para a frente, comum em traumas, o paciente lembra tudo que aconteceu antes do acidente, mas depois, absolutamente nada.

E também a amnésia retrógrada que seria do evento para trás, os pacientes costumam esquecer de ocasiões ou situações que aconteceram em seu passado. Pode ser ocasionado por algum problema de saúde e sua duração pode variar conforme as características do paciente.

Tratamento:


Não podemos esquecer que nosso cérebro é um músculo e como todo músculo, temos que exercitá-lo, com a memória funciona da mesma maneira, é necessário algum exercício e fazer uso dessa capacidade para que ela se fortaleça cada vez mais. Existem aquelas pessoas que, para treinarem costumam, antes de adormecer, lembrar de fatos corriqueiros de seu dia.

Outra saída, para caso você já esteja vivendo esse problema, nada melhor que utilizar lembretes, agendas e alarmes que o façam lembrar de determinado afazer. Já no caso das doenças degenerativas, existem remédios que podem auxiliar no processo de recordação.



+ Sobre essa Curiosidade: Cérebro Amnésia Doenças
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Que destino foi dado ao cérebro do Einstein?

    Quando Albert Eistein morreu nos Estados Unidos, em 1955, uma série de especulações sobre o seu cérebro começaram a circular. Muitas pessoas acreditavam que...
    Leram 48742 Vezes

  • Qual o efeito no cérebro de uma paixão?

    Uma paixão tem efeitos biológicos avassaladores! O cérebro passa por diversas transformações químicas durante o período em que permanecemos apaixonados. ...
    Leram 27911 Vezes

  • Treinando o cérebro com jogos

    O site Lumosity.com está fazendo um enorme sucesso apresentando formas de aprimorar o poder do cérebro. Cientistas descobriram que o cérebro pode se reorgan...
    Leram 25078 Vezes

  • Doenças transmitidas pelo beijo na boca

    Você sabia que existe uma lista de doenças que podem ser transmitidas por um simples beijo na boca? Pois é, parece que sair por aí beijando diversas pessoas...
    Leram 38143 Vezes

  • Situações estranhas estimulam o cérebro

    Além de oscilações entre momentos ruins e surpresas agradáveis, oportunidades e ofensas, a vida também apresenta contradições A nota de três dólares; a f...
    Leram 23676 Vezes

  • O calor faz mal para o cérebro?

    O calor pode fazer mal ao organismo humano como um todo, mas também pode afetar o cérebro de forma individualizada. A exposição ao calor intenso por período...
    Leram 17954 Vezes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quantas pessoas no mundo acreditam em Extraterrestres?
  • A síndrome de adaptação espacial
  • Minhas unhas são terrivelmente amargas
  • Dúvidas Cruéis
  • O incrível agrupamento de pedras inukshuk
  • Rapaz indiano com uma chave fincada em seu cérebro sobrevive
  • Além dos perigos tradicionais, o sexo casual pode causar depressão e ansiedade
  • Tutacâmon era consumidor de vinho tinto

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.