CuriosidadeCiênciasA curiosa bactéria que come petróleo

A curiosa bactéria que come petróleo

Img Mobile - A curiosa bactéria que come petróleo

Pesquisadores da Universidade de Los Andes, em Bogotá, estão estudando uma curiosa bactéria capaz de matar mosquitos transmissores da dengue e que comem petróleo. O estudo comprovou que esse tipo específico de bactéria pode comer o petróleo em água e solos contaminados pelo óleo.

Chamada de Lysinibacillus sphaericus, a bactéria tem sido observada pelo microscópio por pesquisadores do Centro de Investigação Microbiológica (CIMIT), em parceria com algumas companhias de petróleo. O potencial dessa bactéria para eliminar a poluição causada pelo petróleo faz dessa descoberta uma forte ajuda para combater danos ambientais provenientes de derramamentos de óleo em mares e outros ecossistemas.

A bactéria tem a capacidade de acumular hidrocarbonetos e metais pesados. Ela é dotada de enzimas especiais, capazes de reduzir o óleo e limpar águas e solos contaminados pela exploração de petróleo. A eficácia da bactéria é de 95%.

Os primeiros testes com a bactéria apresentaram resultados surpreendentes em campos afetados pela poluição da indústria do petróleo na Colômbia. A descoberta da bactéria Lysinibacillus sphaericus também está sendo comemorada porque ela produz toxinas mortais para as larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.



+ Sobre essa Curiosidade: Petróleo Bactéria Dengue

O site dos curiosos.

Veja também

  • Os 10 Melhores Times de Futebol do Mundo
  • Os detalhes mais peculiares do monstro de Melksham
  • 14 estranhos eventos paranormais testemunhados pela polícia
  • A destruição de milhares de esqueletos gigantes em 1900
  • A Origem da Eletrônica
  • 39 Situações que podem armar sua barraca sem que você perceba
  • As 12 mulheres mais velhas a darem à luz no mundo
  • Como Jogar RPG?

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.