A Curiosa História da Nintendo

Quem gosta de videogames não discute que esta é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Mas por trás de tanto sucesso, temos na história da Nintendo fatos que chamam bastante atenção até a sua ascensão.

A Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889, Quioto, Quioto, Japão. Fundada por um artesão chamado Fusajiro Yamauchi.

Hoje a empresa disputa os holofotes ao lado da Sony e Microsoft, mas no passado foi bem diferente. A equipe já tentou investir em negócios imobiliários, até mesmo um motel. São 130 anos de existência e muita coisa por contar e te surpreender.


Início da década de 50



Logo no início dos anos 50, a Nintendo alcançou muito destaque no Japão. Na época Hiroshi Yamaguchi, já era o presidente da empresa e foi responsável por alavancar o seu status no mundo dos games. Teve muita importância no desenvolvimento da marca e ficou na presidência por 52 anos.

Hiroshi era um empresário visionário e chegou a assinar um acordo com a Disney. Em 1962 a empresa entrou no mercado da Bolsa de Valores de Kyoto.

A companhia foi fundada pelo avô de Hiroshi. Ele tinha grandes planos para expansão da empresa, preservando o que seus antepassados já haviam deixado. A então fabricante de cartas hanafuda queria algo além. Foi definido um novo nome para a companhia (Nintendo Co. Ltd), que perdura até hoje. Após isso, começaram um investimento no segmento de arroz.

Logo Nintendo


Início da década de 60



Eis que chega a hora de a Nintendo investir na indústria do amor, com foco para motéis. Porém o negócio não perdurou e posteriormente foi abandonado. O próximo investimento foi a criação de uma franquia de táxis, que no início até teve um impacto positivo. Porém as exigências junto ao sindicato dos taxistas geraram muitas barreiras para Hiroshi que decidiu abandonar este ramo.

Foi aí que a Nintendo se lembrou das suas cartas e como eram vendidas nas lojas de brinquedos do Japão. Decidiu repensar as tendências e investir de vez no negócio. Foram atrás de um renomado engenheiro japonês, Gunpei Yokoi pegou algumas coisas da empresa e criou uma pinça. Batizaram o brinquedo de Ultra Hand e não demorou muito para que estourasse de sucesso no Japão.

Ascensão da Nintendo



A Nintendo veio se interessar e investir forte em videogames a partir de 1974. No território japonês mesmo, ganhou muita força ao ser o distribuidor oficial da Magnavox Odyssey (O primeiro console de videogame caseiro da época). Yokoi gostou da ideia e resolveu construir o seu próprio console, primeiramente o Color TV game e o portátil Game & Watch.

Console Nintendo
NES (Nintendo Entertainment System), lançado em 1983, foi o primeiro videogame a aceitar cartuchos de vários jogos. Foram vendidas 60 milhões de unidades e só parou de se produzido em 1996.

Após as invenções de Yokoi, a carta da vez para a Nintendo foi Miyamoto. Com ótimos resultados no lado oriental, a empresa ainda não havia deslanchado em território americano. Miyamoto conversou com os interessados que precisavam da criação de um game na estrutura Arcade.

O exemplo da Nintendo pode servir de exemplo para vários empreendedores que estão desanimados após alguns anos de insistência e pouco sucesso em seus investimentos. As vezes o negócio que menos se imagina, pode ser a chave para atingir os seus sonhos.


Jogos mais famosos da Nintendo



Esses games marcaram a infancia de muita gente. Esses são os jogos mais famosos da Nintendo: Super Mario World, Donkey Kong Country, Nintendo Yoshi Series, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter II, Super Metroid.


Veja também:
A curiosa história do Playstation

A Curiosa História da Nintendo

Curiosidades Relevantes

Leia Mais