Ciências

Caso raro de ‘língua peluda’ é registrado em paciente após AVC

Imagine acordar de manhã e se deparar com pelos na sua língua? Essa é uma condição rara, mas que acontece e já foi reconhecida pela medicina. Um caso foi registrado na Índia recentemente e chamou a atenção para esse quadro, que é muito raro. O homem começou a sentir algo estranho na língua e decidiu procurar um médico, e o que ele descobriu foi exatamente o quadro de língua preta peluda.

O termo correto para o quadro é língua negra pilosa (BHT, na sigla em inglês), mas é muito conhecida como língua peluda. Como se trata de um quadro bastante raro, a aparência acaba causando espanto porque a maioria das pessoas não sabe do que se trata. O homem, de 50 anos, foi atendido no estado de Kerala. A boa notícia é que o quadro já foi normalizado e sua língua esta de volta. Mas você conhecia esse quadro? Sabe do que se trata?

O caso foi explicado em artigo publicado no The Journal of the American Medical Association, de autoria de médicos das instituições Medical Trust Hospital e da Amanza Skin Clinic. Uma das primeiras descobertas, que chama a atenção, é que o quadro não é caracterizado de fato por pelos na língua. O que cria esse aspecto é um acúmulo de sedimentos e bactérias que acabam causando um aspecto texturizado na língua. Felizmente, o quadro não costuma ser marcado por dor e é tratável com medicamentos.

ANÚNCIOS

No caso do paciente em questão, o quadro acabou se desenvolvendo depois de um AVC. O homem, que não teve a identidade revelada, passou por um acidente vascular cerebral e perdeu o controle do lado esquerdo do corpo. Por conta disso, o homem passou a depender de uma dieta líquida e isso, associado a uma higiene bucal prejudicada, foi favorecendo a acumulação destes sedimentos. O resultado disso foi o quadro que se formou, mas que não aconteceu do dia para noite. É bom ressaltar que essa condição acontece aos poucos, mas costuma ser percebida já quando aparecem os pontos pretos, porque é o que chama mais a atenção.

No artigo, os médicos ainda explicam que, após a adoção do tratamento adequado, o paciente viu sua língua voltar ao normal após um período de 20 dias. De acordo com uma definição da Mayo Clinic, uma das mais prestigiadas do mundo, o quadro  “‘língua peluda’ é uma condição oral temporária e inofensiva que dá à língua uma aparência escura e peluda”. Apesar de ser muito conhecido na tonalidade preta, esse quadro pode se manifestar nas cores amarela, verde, branca e até marrom.

Além da aparência da língua, é comum que o paciente se queixe de mau hálito, alteração no sabor da comida e até mesmo sabor metálico na boca. Felizmente, o quadro não causa risco a saúde do paciente e pode ser resolvido com medidas simples. Esse quadro pode também ser desenvolvido por uso de medicamentos, como antibióticos, tabagismo, falta de hidratação (boca seca) e até uma alimentação com alimentos pastosos. Um dos principais cuidados, para prevenir o quadro, é a adoção de uma higiene bucal adequada.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]