Ciências

Cientista alega que laboratório projetou híbrido humano-chimpanzé

O projeto batizado de Humanzee teria acontecido há 100 anos. Saiba mais!

Parece coisa de filme de ficção científica, mas um renomado cientista norte-americano afirmou que pesquisadores da Flórida teriam criado um híbrido humano-chimpanzé na década de 1920. O projeto teria sido batizado de ‘humanzee’. De acordo com o cientista, a pesquisa realizada era bastante controversa.

O psicólogo evolucionário Gordon G. Gallup Jr., que conquistou fama por seus experimentos de auto-reconhecimento de animais no espelho, feitos na década de 1970, disse que um ex-professor universitário contou a ele que a criatura híbrida nasceu em um laboratório de pesquisa de animais nos Estados Unidos, o primeiro centro de pesquisa de primatas em Orange Park, na Flórida. A informação foi passada em entrevista ao The Sun.

Segundo o pesquisador, o animal híbrido teria sido criado a partir da inseminação de uma chimpanzé fêmea com sêmen humano de um doador não revelado. Supostamente, os cientistas conseguiram fazer com que a gestação ocorresse e que o nascimento fosse bem sucedido. Contudo, existem poucas razões para acreditar que esse experimento tenha acontecido com sucesso, já que existem muitas questões morais e éticas envolvidas neste tipo de pesquisa.

Chimpanzé Oliver
Chimpanzé Oliver – Crédito da imagem: Wikipedia

ANÚNCIOS

Gallup, agora pesquisador da Universidade de Albany, disse também que os próprios cientistas envolvidos no projeto começaram a questionar a validade do experimento e que o híbrido de chimpanzé e ser humano nascido acabou sacrificado.

Algumas informações na história contada por Gallup, no entanto, estão desencontradas. A primeira delas é em relação ao lugar onde teria acontecido o experimento. A instituição que Gallup diz que realizou o experimento hoje é chamada de Centro Nacional de Pesquisa de Primatas de Yerkes, mas ela foi criada em 1930, e não na década de 1920.

Antes de ser chamado de Centro Nacional de Pesquisa de Primatas de Yerkes, o laboratório recebeu outros nomes durante a década de 1920, incluindo os Laboratórios de Biologia de Primatas de Yale e a Estação de Experimentação e Criação de Antropoides de Orange Park, Flórida.

ANÚNCIOS

Essa não é a primeira vez que o projeto humanzee é citado na imprensa, embora não se saiba se ele realmente existiu. Um documentário de 2009, também testemunhou o nascimento de um híbrido. São muitas as especulações sobre esse projeto, mas o certo é que é impossível saber se as alegações da Gallup são verdadeiras.

Leia: Conheça Gua, o chimpanzé que foi criado como um bebê humano

Ao que tudo indica, pesquisadores da União Soviética e da China também teriam experimentado essa ideia de híbrido. Segundo a bióloga russa Ilya Ivanovich Ivanov, na década de 1920, pesquisadores tentaram realizar o mesmo tipo de projeto na Rússia, mas não conseguiram uma gravidez bem-sucedida em chimpanzés fêmeas inseminadas artificialmente com esperma humano.

Já os experimentos chineses teriam acontecido na década de 1960. Os pesquisadores também tentaram inseminar uma primata fêmea para criar um híbrido humano, mas foram obrigados a abandonar o projeto.

Mesmo com todas essas informações desencontradas e sem comprovação, o professor Gallup continua insistindo que os humanos podem ser cruzados com todos os grandes macacos, em especial com gorilas e orangotangos.

Sobre o Autor