Um novo tipo de lente de contato está passando por ensaios clínicos e, em breve, promete ser aprovado. Segundo os cientistas envolvidos no projeto, trata-se de uma lente biônica, que promete uma visão três vezes melhor do que a natural.
De acordo com o Dr. Garth Webb, a lente biônica poderá ser inserida nos olhos por meio de um procedimento indolor, idêntico à cirurgia de catarata. Essa cirurgia levará cerca de oito minutos.
Com a ajuda das lentes biônicas implantadas nos olhos, qualquer pessoa poderia enxergar perfeitamente sem óculos, mesmo aos 100 anos de idade.
O Dr. Garth Webb é um pesquisador da British Columbia. Ele é o inventor da Ocumetics Bionic Lens e diz que os pacientes poderão ter uma visão perfeita com o dispositivo, que será feito de forma personalizada para cada pessoa.
Webb é o CEO da Ocumetics Technology Corp. Ele passou os últimos oito anos e gastou cerca de US$ 3 milhões pesquisando e desenvolvendo a Lente Biônica. Além disso, ele precisou obter as patentes internacionais do produto.
Segundo o pesquisador, o objetivo da lente é libertar as pessoas que hoje sofrem com o uso de óculos e lentes convencionais. Outro ponto importante dessa lente biônica é que o implante impediria que os pacientes desenvolvessem catarata.
As lentes biônicas foram recentemente apresentadas aos 14 principais oftalmologistas de San Diego, nos Estados Unidos, na véspera de uma reunião anual da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa.
O Dr. Vincent DeLuise, oftalmologista que leciona na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut, disse que organizou várias reuniões com especialistas em diversos campos para discutir o projeto das novas lentes de contato. Ele diz que cirurgiões do Canadá, dos Estados Unidos, da Austrália e da República Dominicana ficaram impressionados com o que ouviram e alguns já estão envolvidos nos testes clínicos do novo produto.
“Há muita empolgação com a lente biônica por parte dos cirurgiões. Todos estão ansiosos e desejam estar no conselho médico para viabilizar o dispositivo”, disse DeLuise.
As lentes ainda estão aguardando a realização dos ensaios clínicos em animais e depois em olhos humanos cegos. A lente biônica pode estar disponível no Canadá e em outros lugares do mundo em cerca de dois anos.
Juntamente com seu empreendimento Bionic Lens, o Dr. Garth Webb também criou uma fundação chamada Celebration of Sight, que pretende doar recursos financeiros para organizações que fornecem cirurgia ocular gratuita para pessoas em países em desenvolvimento.
Fonte: Cbc.ca
Veja também:
Novo tipo de lentes detecta imagens invisíveis aos olhos humanos