CuriosidadeCotidianoO curioso soluço hipo tratável

O curioso soluço hipo tratável

Img Mobile - O curioso soluço hipo tratável

Os soluços são espasmos repetidos e involuntários do diafragma, que são sucedidos por fechamentos ruidosos e rápidos da glote. O diafragma é o músculo que separa o tórax do abdômen, e é o responsável pela respiração.

A glote é a abertura entre as cordas vocais e se fecha para interromper o fluxo de ar para os pulmões.

É comum acontecer episódios de soluços rápidos, que duram alguns minutos. Mas, além deles, existem outros casos, mais difíceis de ocorrerem, em que os soluços persistem por bem mais tempo, independente do tipo de pessoa. Dificilmente ocorrem, mas os soluços podem durar dois dias ou mais, podendo superar a barreira de um mês. São esses soluços os chamados de persistentes ou intratáveis, que são difíceis de serem tratados ou curados.

Mulher Soluçando

O que causa o soluço?



Não existe uma explicação científica sobre o surgimento do soluço, mas os médicos acreditam que eles podem envolver uma irritação dos nervos ou de algumas partes do cérebro que controlam os músculos da respiração.

Mas existe uma exatidão sobre o que os ocasiona, mas geralmente eles são causados por:
Inchaço no estômago, consumo de álcool e ingestão de substâncias quentes ou irritantes.

Nos exemplos acima citados, os soluços têm início quando a pessoa está em conversa com outras pessoas, onde está sujeita a rir, falar, comer e beber. Nessas ocasiões, os alimentos quentes e irritantes são os causadores do soluço.


Solução para os soluços?



Acontece que os soluços desaparecem com ou sem tratamento. Existem diversos tratamentos caseiros que fazem com que o soluço termine, sendo que a maioria deles não funciona, ou ajuda um pouco, mas nada muito relevante.

Mas esses tratamentos são considerados seguros e simples, onde a pessoa não tem risco ao tentá-los. Os exemplos que podem ser feitos são:

  • - Prender a respiração;
  • - Respirar profundamente num saco de papel;
  • - Beber água de forma rápida;
  • - Engolir pão seco, açúcar granulado ou gelo repartido;
  • - Retraia a língua;
  • - Colocar o dedo na garganta;
  • - Pressionar levemente os olhos.


Mulher prendendo o ar para parar de soluçar

Já para os soluços considerados persistentes e intratáveis, é necessário tratamento para solucioná-los. Alguns medicamentos até mostram certos resultados, como os clorpromazina, baclofeno, metoclopramida e gabapentina.

Se os medicamentos não surtirem efeito, os médicos podem fazer um bloqueio de um dos nervos frênicos, que são os responsáveis por controlar as contrações do diafragma. Para isso, eles injetam anestesia local, chamada procaína. Se ainda assim fazer efeito, mas os soluços persistirem, os médicos poderão cortar o nervo numa cirurgia, porém, esse procedimento pode não curar todas as causas.


Exemplos bizarros de soluços persistentes



Homem aposentado, morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, soluça há seis anos. Ele já fez diversos tratamentos, seguir várias receitas, até já plantou bananeira, mas não foi eficaz e acabou com o soluço.

Já outro caso bem bizarro é de uma menina de 10 anos, chamada Emily Marsh, que não para de soluçar há 10 semanas, sendo que seus soluços ocorrem de 2 em 2 segundos. Ela já consultou diversos médicos, que ainda não conseguiram solucionar o seu caso.

Veja também:

Por que soluçamos?
Top 10 dicas para curar o soluço
Por que soluçamos depois de chorar bastante?
Quer parar de soluçar? A solução pode estar no seu traseiro



+ Sobre essa Curiosidade: Doença Soluço Soluçando
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • 10 Doenças mais estranhas do mundo

    Uma pesquisa do jornal australiano Sydney Morning Herald relacionou algumas das síndromes mais estranhas que atingem o ser humano. Podem parecer doideiras, ...
    Leram 449534 Vezes

  • Doenças Raras (Vídeo)

    Impressionante seleção de imagens sobre doenças raras e devastadoras. Imagens chocantes e bizarras, caso não tenha estômago para ver não tente. Menino...
    Leram 135885 Vezes

  • A doença mais antiga do mundo

    A doença mais antiga do mundo é a Lepra, conhecida no Brasil como hanseníase. Segundo relatos históricos, esta enfermidade teria sido registrada pela primei...
    Leram 77696 Vezes

  • Top 10 dicas para curar o soluço

    Quem nunca passou por uma crise de soluços num momento inapropriado? Os soluços são reflexos do Nervo Vago e, normalmente, estão relacionados a problemas di...
    Leram 16571 Vezes

  • As doenças mais raras do mundo

    Existem algumas doenças raras, e até mesmo estranhas, que ocorrem com pouca regularidade, mas apresentam sintomas e consequências graves. A maioria das doen...
    Leram 67653 Vezes

  • Quais as doenças mais comuns no inverno?

    O inverno é uma estação do ano marcada por diversas doenças e sintomas desagradáveis. Esse é o período com a maior incidência de alergias e doenças respirat...
    Leram 9679 Vezes