CuriosidadeCiênciasComo cérebros humanos poderiam ser haqueados?

Como cérebros humanos poderiam ser haqueados?

Img Mobile - Como cérebros humanos poderiam ser haqueados?

Uma série científica sugere que os cérebros humanos podem ser haqueados assim como os computadores. Mas como seria possível que o cérebro humano ficasse vulnerável a hackers?

Pelo menos na ficção científica, uma nova tecnologia já está permitindo que os cientistas possam ler os pensamentos das pessoas e até mesmo plantar novas informações no cérebro humano. Essa realidade foi vista no último episódio da série Science Channel ("Through the Wormhole"), organizada por Morgan Freeman.

O programa mostra como é possível explorar o potencial - e os perigos – da mente humana. Na atração, Freeman diz que "vivemos num mundo de dados, e que um dia, em breve, os nossos pensamentos mais íntimos poderão não ser mais nossos."

Mas, deixando a ficção científica de lado, parece que ler a mente das pessoas nem sempre requer tecnologia. De acordo com o psicólogo de Nova Iorque, Marc Salem, é possível decifrar os pensamentos de uma pessoa usando pequenos sinais físicos da linguagem corporal.

Por exemplo: "a raiz do nariz pode significar que você está mentindo, ou pode significar que o seu nariz coça.” Quando o profissional está tentando ler a mente de alguém, ele olha para o que ele chama de um "pacote de sinais" que lhe diz o que cada gesto significa.

Salem é capaz de adivinhar, por exemplo, quais são as cartas dos jogadores profissionais de poker - um feito considerado quase impossível. Para fazê-lo, Salem depende do contexto. "Eu sou capaz de pegar suas inflexões verbais e sugestões", disse ele.

É claro que a tecnologia pode dar aos cientistas o acesso mais direto ao cérebro humano. O inventor, Philip Low, está desenvolvendo um monitor cerebral portátil chamado iBrain. O aparelho pode detectar a atividade elétrica do cérebro a partir da superfície do couro cabeludo.

O neurocientista Jack Gallant, da Universidade da Califórnia, diz que os cientistas já estão traduzindo a linguagem cerebral, como uma compilação de um "dicionário mental" capaz de traduzir pensamentos em imagens e palavras.

Gallant e seus colegas mostraram imagens diferentes a diversas pessoas ao medir sua atividade cerebral através de ressonância magnética funcional (fMRI). A partir da atividade cerebral, a equipe de Gallant pode reconstruir as imagens aproximadas que as pessoas viram. Os cientistas também estão desenvolvendo um dicionário de conceitos que lhes permite adivinhar o que as pessoas estão pensando sobre as imagens que estão vendo.

Ilana Hairston, uma psicóloga no Colégio Acadêmico de Tel-Aviv, em Israel, usa o cheiro para plantar informações no cérebro das pessoas enquanto elas dormem. Ela treina o olfato das pessoas ao associar fatos com certos odores agradáveis . A idéia parece ficção científica, mas, na verdade, depende de uma via cerebral que permite que os sentidos como olfato entrem no cérebro sem consciência.

É claro que a ciência e a tecnologia que temos atualmente não se comapara às invenções apresentadas no programa de Morgan Freeman, mas certamente os esforços de muitos pesquisadores nos levarão, em breve, a uma realidade bem próxima a dos filmes e séries de ficção científica.


Fonte: Livescience.



+ Sobre essa Curiosidade: Cérebro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O calor faz mal para o cérebro?

    O calor pode fazer mal ao organismo humano como um todo, mas também pode afetar o cérebro de forma individualizada. A exposição ao calor intenso por período...
    Leram 15257 Vezes

  • 8 dicas para manter o seu cérebro em forma

    Na medida em que envelhecemos, nossa agilidade física é comprometida, mas isso não pode ocorrer com a nossa mente.  Confira 8 dicas para manter e prolong...
    Leram 11025 Vezes

  • Qual o efeito no cérebro de uma paixão?

    Uma paixão tem efeitos biológicos avassaladores! O cérebro passa por diversas transformações químicas durante o período em que permanecemos apaixonados. ...
    Leram 26123 Vezes

  • É possível fritar o cérebro de tanto pensar?

    É comum escutarmos a expressão “Meu cérebro estava fritando durante aquela prova”. Mas será que é mesmo possível fritar o cérebro de tanto pensar? É clar...
    Leram 25532 Vezes

  • Conhecendo o cérebro e seus hemisférios

    O cérebro humano é um conjunto de milhares de células distribuídas em uma área aproximada de um metro quadrado. Ele recebe cerca de 25% de todo o sangue que...
    Leram 22825 Vezes

  • Estresse altera o cérebro das crianças

    Um estresse intenso e duradouro pode desferir um golpe terrível em crianças, dizem os pesquisadores que descobriram que uma área do cérebro ligada à memória...
    Leram 13073 Vezes

  • Que destino foi dado ao cérebro do Einstein?

    Quando Albert Eistein morreu nos Estados Unidos, em 1955, uma série de especulações sobre o seu cérebro começaram a circular. Muitas pessoas acreditavam que...
    Leram 42913 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Indícios de Contatos Extraterrestre na Bíblia
  • O Prédio de 1,6 kilômetros de altura
  • O homem só utiliza 10 por cento da capacidade do cérebro
  • A Trajetória de Sucesso do Google
  • Por que arrotamos?
  • Por que a eletricidade no Brasil é uma das mais caras do mundo?
  • O que é a fome?
  • O que é jet lag?

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.