CuriosidadeCiênciasO que é hypnagogia?

O que é hypnagogia?

Img Mobile - O que é hypnagogia?

A hypnagogia é considerada um estado da mente. Esse fenômeno foi descrito por Alfred Maury, em 1848, na obra “Des Hallucinations Hypnagogiques”.

A palavra hypnagogia vem do grego “hypnos”, que significa sono; e “agogôs”, que significa induzido. Esse termo está relacionado a uma condição da mente, em que o pensamento se encontra totalmente livre e aberto a ideias inovadoras e criativas.

A hypnagogia foi utilizada por muitos artistas com o objetivo de expandir a criatividade. A hypnagogia é conceituada como um estado diferenciado da consciência que se manifesta durante o sono. Trata-se de um estado de semiconsciência, onde o cérebro é capaz de trabalhar com a criatividade.

A ocorrência da hypnagogia é mais comum em crianças de 3 a 7 anos de idade. Apenas 10% dos adultos têm a capacidade entrar nesse estado de consciência.

Durante a hypnagogia, a atividade cerebral é reduzida, e aumenta a produção de ondas alfa numa faixa de frequência semelhante a encontrada na prática da meditação.

A hypnagogia está associada a alguns distúrbios do sono. Esse estado da mente também foi relatado nos escritos do filósofo Aristóteles.



+ Sobre essa Curiosidade: Cérebro Criatividade
Comentários:

Curiosidades Relevantes