CuriosidadeCiênciasComo se mede a idade de uma árvore?

Como se mede a idade de uma árvore?

Img Mobile - Como se mede a idade de uma árvore?

A forma mais prática e eficaz para calcular a idade de uma árvore é através da análise precisa de seus anéis de crescimento. Chamamos de dendrocronologia o estudo da idade das árvores.

Dendrocronologia é o método científico que estabelece a idade de uma árvore a partir dos padrões encontrados nos anéis de crescimento no interior dos troncos. Esta técnica foi idealizada e desenvolvida por A. E. Douglass, fundador do laboratório Tree-Ring Research na Universidade do Arizona.

Para realizar a datação, um instrumento chamado trado é inserido no tronco, na região mais próxima da base, até atingir a medula ou centro da árvore. Esse instrumento retira uma porção em forma de cilindro, onde podem ser visualizados os anéis. Algumas árvores que não apresentam uma forma circular são mais difíceis de datar, nesses casos, várias porções são retiradas, até que o centro seja encontrado.

Os anéis são formados ao longo do tempo e sofrem ação direta do clima. A produção de tecidos ocorre marcadamente na primavera e no verão, formando os anéis anuais. A espessura dos anéis é definida pelas condições climáticas, quanto melhores forem as condições, mais largos serão os anéis, e vice-versa.



+ Sobre essa Curiosidade: Árvore