Ciências

Encontrado peixe de 200 anos de idade

Um peixe encontrado no Alasca virou notícia por causa de seu tamanho e sua idade estimada.

Um peixe de aparentemente 200 anos de idade foi encontrado na costa do Alasca, por um residente do local chamado Henry Liebman. Essa descoberta poderia estabelecer um novo recorde para o peixe mais antigo do mundo.

O pesquisador Troy Tydingco, do Departamento de Caça e Pesca do Alasca, disse a um jornal que o recorde de longevidade para a espécie encontrada era de 175 anos.

O peixe encontrado também se destacava pelo tamanho. Ele tinha tem 32 centímetros e meio de comprimento.

Amostras do peixe foram enviadas para um laboratório em Juneau, onde a idade efetiva foi determinada. Os cientistas estimam a idade de um peixe por meio da análise de um osso da orelha conhecido como o otólito, que contém anéis de crescimento semelhantes aos anéis etários anuais encontrados em um tronco de árvore.

ANÚNCIOS

O animal mais velho já encontrado na história foi um molusco recolhido nas águas de uma largo da Islândia. O pequeno molusco foi estimado em 400 anos de idade.

Ao final dos testes realizados na amostra do peixe, os cientistas detectaram que, apesar do grande tamanho do animal, sua idade real era de cerca de 64 anos.

Fonte: Livescience.

Sobre o Autor