CuriosidadeCiênciasConceito de Células-Tronco

Conceito de Células-Tronco

Img Mobile - Conceito de Células-Tronco

As células-tronco têm sido extremamente importantes para os avanços da área médica nas últimas décadas. Essas células são caracterizadas como células que apresentam uma excelente capacidade de renovação e diferenciação, ou seja, elas se auto-renovam e podem dar origem a outros tipos de células através de sua divisão celular.

Outra descoberta da ciência em relação a este tipo específico de célula é que ela pode ser programada, a fim de que possa desenvolver funções distintas no organismo humano. Essa característica é possível por que as células-tronco são consideradas células sem especialização.


Informações importantes sobre células-tronco



De uma geral, as células-tronco têm a capacidade de se multiplicar e se diferenciar em diversos tipos de tecidos humanos, como, por exemplo, nos ossos, nos músculos e no sangue. Por isso mesmo, elas são amplamente empregadas em tratamentos de várias doenças, inclusive de patologias graves, como leucemias, doenças cardíacas, doenças hematológicas, entre outras.

As células-tronco estão presentes em variados tecidos do corpo humano, além de serem encontradas no cordão umbilical. Várias pesquisas realizadas com este tipo de célula já apontaram que ela é um importante recurso terapêutico.

As células-tronco podem ser embrionárias, que são aquelas que podem dar origem a qualquer tecido do corpo humano; podem ser pluripotentes, que se diferenciam na maior parte dos tecidos; e podem ser células-tronco multipotentes, que se diferenciam apenas em alguns tipos de tecidos.

Essa capacidade de autorreplicação que a célula-tronco tem é o que a faz tão importante e decisiva para vários estudos de novos tratamentos. Tanto as células embrionárias quanto as adultas têm um excelente potencial. Essas células são encontradas majoritariamente na medula óssea e no cordão umbilical. Já existem também células pluripotentes induzidas em laboratório.

Células-Tronco

Saiba mais sobre os tipos de células-tronco



Células-tronco embrionárias – Podem se transformar em qualquer tipo de célula adulta. São encontradas no embrião humano. Essas células podem dar origem a 216 tipos distintos de células.

Células-tronco adultas – Podem se transformar em alguns tipos de células. São encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical. Essas células são multipotentes e têm menor capacidade de autorreplicação do que as células embrionárias.

Células-tronco induzidas – As células-tronco induzidas em laboratório foram manejadas pela primeira vez em 2007. Os estudos deram origem à capacidade de reprogramação das células, a fim de que qualquer tipo de tecido do corpo humano possa ser desenvolvido e reprogramado em seu código genético.

Graças às células-tronco, os cientistas e pesquisadores têm tido a capacidade de trabalhar no desenvolvimento de novos tratamentos, medicamentos e terapias para a medicina. A ideia é que, no futuro, toda doença causada pela degeneração de tecidos possa ser tratada e curada com a terapia celular. Os resultados têm sido promissores!



Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Pessoas bagunceiras são mais criativas?
  • Top 10 rios mais longos do mundo
  • Por que dinheiro não traz felicidade?
  • Helicóptero
  • Quanto imposto foi pago no Brasil em 2012?
  • Goji Berry
  • Porque a terra não é quadrada...
  • 26 fotos que todo perfeccionista vai adorar

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.