CuriosidadeCiênciasA vida na terra pode ter começado em pequenas gotas

A vida na terra pode ter começado em pequenas gotas

Img Mobile - A vida na terra pode ter começado em pequenas gotas

Existem diversas teorias sobre como a vida na Terra possa ter começado, elas abrangem muitos aspectos e vertentes diferentes e são apoiadas pela religião, pela cultura ou pela ciência. Mas, você sabia que existe uma teoria que se diz comprovada que afirma que a vida na terra possa ter surgido de pequenas gotas de água?!

Bem, talvez você desconheça. E, pensando nisso, hoje preparamos este post completo que explica como essa teoria funciona e como ela foi comprovada através de testes realizados por um grupo de cientistas interessados no caso. Se você quiser saber mais fique com a gente e se inteire no assunto. Vamos lá!

A teoria



Como já dito, a questão que envolve como a vida na Terra surgiu não é nada recente, ela na verdade vem sendo explicada por diversos povos em diversas épocas do desenvolvimento da humanidade. Atualmente, existe um gruo de cientistas que afirma que a água poderia ser a matéria prima da vida, já que ela é essencial em algumas reações químicas e ainda para que vivamos com saúde.

Eles comparam a questão do quanto a água é essencial para o ser humano com o fato de o fósforo também ser, eles dizem que o fósforo está presente no DNA, RNA e ATP, sendo esse último responsável por armazenar energia em nossas células a fim de fazer com que as reações químicas aconteçam.

Essas reações através do fósforo são as que explicam o início de tudo e eles dizem que sem a água seria difícil que a atmosfera local reagisse corretamente à esse movimentos químicos e que se ela estivesse presente não iria afetar em nada, e sim auxiliar nos processos que estariam ocorrendo e que possivelmente gerariam a vida na Terra.

água correndo mar

A equipe do cientista Zare afirma que a água se encontrava em formas de minigotículas enquanto as reações químicas estavam ocorrendo de forma natural e sem interrupções, e que sem ela seria impossível que as demais reações em cadeia fossem possíveis. [ Veja o Estudo]


Explicando através de experimentos



Para que eles pudessem explicar aquilo que estavam afirmando o grupo de cientistas interessado fez uma simulação do que estava acontecendo no começo da formação da Terra, eles pulverizaram gotículas de água em uma câmara e junto colocaram fósforo e outros produtos químicos que eles acreditam estarem presentes quando a Terra estava sendo formada.

agua viva

Depois, eles pararam para analisar os resultados e chegaram à conclusão de que várias molécula contendo fósforo começaram a se desprender espontaneamente e também iniciarem algumas reações sem que a água as atrapalhasse e sem que houvesse a precisão de algum agente catalisador para acelerar ou iniciar a reação.

A equipe de Zare, porém, deixa bem claro que isso é apenas uma das diversas teorias que tentam explicar como a vida na Terra começou, e que são apenas experimentos que buscam chegar a alguma comprovação de qual teoria deveria ser a mais aceita cientificamente.

Ele diz o seguinte: “Eu acho que não vamos entender exatamente como a vida começou na Terra, mas podemos entender algumas das possibilidades”. Ele diz explicando que ninguém pode voltar no tempo para assistir o que aconteceu, e fala ainda que não há registros fósseis capazes de exemplificar como ocorreram as formações moleculares de forma precisa e única.



+ Sobre essa Curiosidade: Água Vida Terra
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Porque chocolate faz mal para saúde?
  • Por que você deve dormir pelado
  • A coruja é super protetora?
  • Caso das crianças que apareceram na Vila de Woolpit ainda é um mistério
  • O nome que você recebe no nascimento pode determinar a aparência do seu rosto
  • Curiosidades sobre Escorpião
  • O Curioso Pitohui
  • 14 coisas poderosas para fazer quando você estiver triste

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.