Mundo Bizarro

Condição rara faz nascer pelos na gengiva de mulher

Imagine a sensação de ter pelos na boca? É incomodo né? Pois é, o caso que veremos a seguir se trata de uma mulher de 25 anos que tem uma condição super rara, chamada de hirsutismo gengival, apenas seis casos, incluindo o dela, foram relatados no mundo.

Os médicos compartilharam o raríssimo caso em uma publicação científica na revista médica Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology.

pelos nascendo na gengiva, foto 2
Crédito das foto: Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology

Segundo o relatório, ela havia sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico. Seis anos depois do seu primeiro contato com os médicos, ela retornou queixando-se de pelos nascendo em suas gengivas.

O relatório médico explica o caso bizarro: “O exame revelou a presença de pelos abundantes nas regiões do queixo e pescoço. Intraoral, mostrou alguns pelos castanhos, semelhantes a cílios, que foram removidos, e o tecido subjacente analisado histologicamente. Um ano depois, a paciente voltou com uma presença ainda mais acentuada e generalizada dos pelos orais, distribuídos nas gengivas de ambos os arcos.”

pelos nascendo queixo
Crédito das foto: Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology

Segundo a revista, o hirsutismo oral é extremamente raro, com apenas alguns casos já descritos, e mesmo assim, eles não eram nessa extensão. A decorrência de pelos na cavidade oral é raríssima, com etiologia desconhecida. Revisando a literatura médica, foram encontrados apenas cinco relatos, a maioria com a presença de um único pelo, localizada em diversos locais na cavidade oral.

Como esse caso se trata de uma condição única, os médicos ainda não sabem ao certo qual é a causa principal, e acreditam que possa haver razões mais complexas por trás dela.

O relatório foi concluído indicando que a causa é desconhecida, que uma investigação de saúde como um todo na paciente é indicado, porque condições médicas mais complexas podem estar presentes e não serem detectadas.

pelos nascendo na gengiva

Crédito das fotos: Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology

Fonte: Ladbible

Veja também:
Menino de 7 anos tinha 526 dentes na boca

Dimelia ulnar ou mão em espelho

Conheça o RH nulo, tipo sanguíneo mais raro do mundo

As doenças mais raras do mundo

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *