Mundo Bizarro

Esses são os insetos mais perigosos do mundo

Quando alguém fala em perigo no meio ambiente, se referindo a animais ou insetos, é muito comum que as pessoas pensem logo em grandes animais, ou insetos muito conhecidos. Nessa lista podemos pensar em abelhas e mosquitos como insetos que estão sempre no imaginário das pessoas.

No entanto, essa lista pode ser muito maior do que se imagina. Confira 10 dos insetos mais perigosos de todo o mundo!

1. Formiga Cabo-Verde

PUBLICIDADE

Se você nunca ouviu falar desse inseto, então não faz ideia de seu poder de destruição. A formiga “cabo-verde” é uma das maiores formigas do mundo. Seu tamanho impressiona, mas o que realmente chama a atenção é a dor provocada por sua picada, que é reconhecida como uma das mais dolorosas do mundo.

Em inglês, a formiga é conhecida como “bullet ant”, algo como “formiga tiro”, isso porque sua picada é tão dolorosa que frequentemente é comparada com um tiro de arma de fogo. Estima-se que a dor provocada por esse inseto é tão intensa quanto um tiro.

2. Oestridae

PUBLICIDADE

Esse inseto minúsculo é capaz de viver sob a pele de mamíferos, incluindo humanos, durante sua fase de larva. A ideia é apavorante, não? Mas é justamente isso. Quando atinge a “fase adulta”, ele mesmo abandona o hospedeiro.

3. Sifonápteros:

Esse inseto possui o nome popular de “pulga”, podendo se apresentar de diversas formas e, geralmente, não tem o ser humano como hospedeiro principal. É comum, por exemplo, ver infestações de pulgas em cães e gatos, por exemplo. No entanto, quando esses insetos atingem humanos o problema pode se tornar grave.

4. Formiga lava-pés

Muito pequena, essa formiga é terrivelmente perigosa. Sua picada gera uma dor de difícil explicação e também pode provocar graves reações alérgicas. Ao contrário de outras formigas, esse é um inseto profundamente violento e agressivo.

5. Triatominae

Popularmente conhecido como barbeiro, esse animal é extremamente perigoso e leva a morte de mais de 10 mil pessoas todo ano. O grande problema deste inseto é que ele transmite o trypanosoma cruzi., um verdadeiro problema de saúde pública em várias regiões do país.

6. Vespa Japonesa Gigante:

Esta é uma vespa que é creditada como a maior do mundo. Além de ser grande e possuir uma picada dolorosa, a vespa japonesa gigante também transmite um veneno poderoso que pode dissolver a pele humana. Quando uma pessoa é atacada por um enxame, pode ser levada a morte.

7. Moscas TseTse:

Muito comuns, principalmente na África, esses insetos oferecem riscos de morte as suas vítimas. Elas se alimentam de sangue de vertebrados, inclusive humanos, e possuem um veneno muito poderoso.

8. Abelhas Assassinas:

As abelhas assassinas são extremamente perigosas e possuem a capacidade de “marcar” suas vítimas. Geralmente, atacam em grupo e podem seguir a vítima por cerca de 1,6km. Sua picada geralmente visa os olhos e rosto das vítimas.

9. Dorylus

A simples picada desse animal já leva a uma dor excruciante, mas além da dor a vítima também precisa lidar com o veneno. Esses insetos podem levar a morte de um adulto humano saudável.

10. Mosquitos

Chega a parecer bobo ter o mosquito figurando o último item da lista, não é? Mas esse inseto, embora sua picada não seja tão violenta, é responsável por transmitir dezenas de vírus em todo o mundo. Por isso, é o inseto mais perigoso.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]